Espaços de Consumo Turístico de Artesanato: A Feira do Largo da Ordem em Curitiba-PR como Habitat de Compras Turísticas / Spaces for Tourist Consumption of Handicrafts: Largo da Ordem Fair in Curitiba-PR [Brazil]as Tourists Shopping Habitat

Authors

  • Heloisa de Miranda Coutinho Universidade Federal do Paraná
  • Graziela SCALISE Horodyski Universidade Estadual de Ponta Grossa

Keywords:

Consumo turístico, Tourist Consumption, Artesanato, Handcrafts, Habitat de Compras, Shopping Habitat, Feira de Artesanato, Handcrafts Fair, Curitiba-PR, Brasil, Brazil.

Abstract

RESUMO

As compras de artesanato são importante parte do consumo e da experiência dos turistas, o que pode ser notado pela presença de lojas e feiras de artesanato em quaisquer destinos turísticos do mundo. O objetivo geral do presente artigo é analisar a Feira do Largo da Ordem em Curitiba-PR como Habitat de Compras Turísticas. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além de um estudo de caso com visitas in loco. Dentre os procedimentos utilizados, elenca-se o levantamento histórico da feira, ordenação dos elementos do HCT por Yüksel (2007) e pesquisa de campo na Feira do Largo da Ordem em Curitiba-PR. Como principais resultados da pesquisa está a adequação da Feira do Largo da Ordem como Habitat de Compras Turísticas, bem como a relevância da oferta de artesanato nas experiências turística neste habitat. Ocorre assim contribuição teórica para a área acadêmica do turismo e implicações práticas para o destino Curitiba-PR. 

PALAVRA-CHAVE

Consumo Turístico; Artesanato; Habitat de Compras; Feira de Artesanato; Curitiba-PR, Brasil.

 

ABSTRACT

Shopping for handcraft items is an important part of the tourist consumption and experience, this can be validated by the presence of handcraft shops and fairs in any touristic destination in the world. The main objective of this article is to analyze the Largo da Ordem Fair in Curitiba-PR as a Tourist Shopping Habitat. In order to reach the proposed goal, it was used bibliographical and documentary research, as well as a case study with in loco visits. The procedures used includes a historical survey of the fair, classification of the TSH elements by Yüksel (2007) together with a field research at Largo da Ordem Fair in Curitiba-PR. The main results of this research is the confirmation of Largo da Ordem Fair as Tourist Shopping Habitat, as well as the relevance of the offer of handicrafts for the tourist experiences in this habitat. Consequently it is presented a theoretical contribution to the tourism academic area, in addition to practical implications for Curitiba-PR as a touristic destination.

KEYWORDS

Tourist Consumption; Handcrafts; Shopping Habitat; Handcrafts Fair; Curitiba-PR, Brazil.

 

AUTORIA

Heloisa De Miranda Coutinho - Mestra. Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9984879045713192 E-mail: grazitur@hotmail.com

Graziela Scalise Horodyski - Doutora. Mestra. Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/0957340941389307 E-mail: grazitur@hotmail.com

 

REFERÊNCIAS

Belk, R. (1988). Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, 15(1),139-168. Link

Beni, M. C. (2009). Análise estrutural do Turismo. São Paulo: Senac.

Bonzatto, E. A. & Polichuk, N. A. (2014). Origem da Feira do Largo da Ordem, Curitiba, em 1970: diálogos de arte e zanato.  Lumen et Virtus, 5(10), 95-117. Link

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. (2018). Portal de Periódicos. Link

Centro Histórico de Curitiba. (2018). Atrações Turísticas. Link

Centro Histórico de Curitiba. (2018). História. LInk

Cohen, S. A., Prayag, G. & Moital, M. (2014). Consumer behaviour in Tourism: key concepts, influences and opportunities. Current Issues in Tourism, 17(10), 872-909. Link

Featherstone, M. (1995). Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel.

Feira do Largo (2018). Todas as Categorias. Link

Fundação Cultural de Curitiba (2018). Agenda.  Link

Furtado, M. R. F. de M. (2006).  La Feria de Artes y de Artesania Garibaldi: Um pasillo de la identidade em Curitiba-Paraná, Brasil (1980/2001). Tese, Doutorado em Antropologia, Universidade de La Laguna, La Laguna, Espanha. Link

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Guia Geográfico de Curitiba (2018). Largo da Ordem. Link

Horodyski, G. S. (2014). O consumo na experiência turística: o caso dos souvenirs no destino Curitiba-PR. Tese, Doutorado em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Horodyski, G. S., Manosso, F. C. & Gandara, J. M. G. (2012). O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR). Caderno Virtual de Turismo, 12(3), 323-342. Link

Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. (2012).  Pesquisa de demanda turística. Curitiba.

Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. (2018). Curitiba tem 2,5 mil profissionais cadastrados nas feiras.  LInk

Li, S., Scott, N. & Walters, G. (2014). Current and potential methods for measuring emotion in tourism experiences: a review.  Current Issues in Tourism, 18(9), 805-827. Link

Lehto, X. Y., Chen, S.Y. & Silkes, C. (2014). Tourist shopping style preferences. Journal of Vacation Marketing, 20(1), 3-15. Link

Machado, S. F. & Fonseca Filho, R. E. F. (2014). A Feira de Artesanato em Pedra Sabão enquanto produto turístico na perspectiva dos artesãos, Ouro Preto (MG). Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 8(1), 39-65. Link

Machado, P.S. & Siqueira, E.D. (2008). Turismo, consumo e cultura: significados e usos sociais do souvenir em Petrópolis-RJ. Revista Contemporânea, 10(1), 1-18. Link

Publicações de Turismo (2018). Publicações de turismo. Link

Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC (2018). Decreto 221/1989. Link

Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC (2018). Link

Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC (2018). Decreto 112/2010. Link

Swanson, K. K. & Horridge, P. E. (2002). Tourists’ souvenir purchase behavior and retailers’ awareness of tourists’ purchase behavior in the southwest. Clothing and Textiles Research Journal, 20(2), 62-76. Link

Swarbrooke, J. & Horner, S. (2002). O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph.

Timothy, D.J. & Butler, R.W. (1995). Cross-border shopping: a North American perspective. Annals of Tourism Research, 22(1), 6-34. Link

Tonet, R. S. (2004). Fenonomias, economia plural e desenvolvimento local: um estudo na feira de artesanato do Largo da Ordem em Curitiba-PR. Dissertação, Mestrado em Administração, Universidade Federal do Paraná, Curtiba, Paraná, Brasil. Link

Trigo, L. G. G. (2010). A viagem como experiência significativa. In: A. Panoso Netto & C. Gaeta, Turismo de experiência. (pp. 21-41). São Paulo: Senac.

Yüksel, A. (2004). Shopping experience evaluation: a case of domestic and international visitors. Tourism Management, 25(6), 751-759. Link

Yüksel, A. (2007). Tourist Shopping Habitat: effects on emotions, shopping value and behaviors. Tourism Management, 28(1), 58-69. Link

Yüksel, A. & Yüksel, F. (2007). Shopping risk perceptions: effects on tourists’ emotions, satisfaction and expressed loyalty intentions. Tourism Management, 28(3), 703-713. Link

Yin, R. K. (2001).  Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido 18 AGO 19; Aceito 24 JAN 20.

 

 

Author Biographies

Heloisa de Miranda Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Master em Tourism Management pela University of Technology Sydney, Especialista em Gestão Comercial pela FGV, Bacharel em Turismo pela PUC-PR

Graziela SCALISE Horodyski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Geografia (UFPR), Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI), Bacharel em Turismo (UEPG). Docente do Departamento de Turismo da UEPG. Prof. Colaboradora do PPGTUR da UFPR.

Published

2020-09-15

How to Cite

Coutinho, H. de M., & Horodyski, G. S. (2020). Espaços de Consumo Turístico de Artesanato: A Feira do Largo da Ordem em Curitiba-PR como Habitat de Compras Turísticas / Spaces for Tourist Consumption of Handicrafts: Largo da Ordem Fair in Curitiba-PR [Brazil]as Tourists Shopping Habitat. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(3). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7652