Um Roteiro Patrimonial a Descobrir: A Talha Retabular na Diocese de Lamego [Portugal] / A Heritage Tour to Discover: The Woodcarved Altarpiece in Diocese of Lamego [Portugal]

Authors

Keywords:

Turismo. Tourism. Património. Heritage.Talha. Gilded Woodcarving. Retábulo. Altarpiece. Diocese de Lamego. Portugal

Abstract

RESUMO

Determinante na valorização histórica e cultural de um país, o turismo assume, cada vez mais, um papel crucial na identidade de um povo. Numa região em que a paisagem é património mundial e também a primeira região demarcada do mundo, o Douro, procuramos dar a conhecer um património frequentemente esquecido, a talha dourada, e estabelecer um roteiro ou percurso retabular. Assumindo um papel dominante na leitura que os fiéis fazem de toda a cenografia que lhes é posta diante dos olhos, à qual não podem ficar indiferentes, concebido para servir de enquadramento às imagens, o objetivo do retábulo é cativar os sentidos, funcionando como o melhor veículo transmissor da mensagem catequética e pedagógica que a Igreja Católica, saída do Concílio de Trento, encontrou para expressar a sua Fé, e acabando por se tornar na estrutura cenográfica preferencial, na qual a Igreja deteve a sua maior preocupação. Comum por todo o mundo ibérico, apesar de se manifestar de forma diferenciada, o retábulo de talha dourada contribui de forma significativa para a afirmação de uma época e de uma identidade, o que o distingue de muitas outras artes. É através da partilha e vivência do património que entenderemos, seguramente melhor, quem fomos, quem somos e para onde caminhamos, tal como os nossos antepassados que, ciosos de um Estado autêntico, rico é certo, em algumas épocas, mas também passando por graves dificuldades económicas, políticas e financeiras, nunca perderam a sua identidade cultural; bem pelo contrário, construíram-na, reconstruíram-na, reabilitaram-na e preservaram-na. A diocese de Lamego, situada na sub-região do Douro e próxima dos rios Douro, Côa, Távora e Paiva, estendendo-se de Cinfães a Vila Nova de Foz Côa, é fundamental para o desenvolvimento turístico, já que quem a visita, em primeira instância, tem como finalidade desfrutar da paisagem e saborear o vinho, mas acaba por se deixar envolver por todas as manifestações culturais que abrangem o património material e imaterial. Um roteiro de meditação, de contemplação, de exercício e degustação.

PALAVRAS CHAVE

Turismo. Património. Talha. Retábulo. Diocese.Lamego. Douro, Portugal

 

ABSTRACT

Determinant in the historical and cultural development of a country, tourism is increasingly a crucial role in the identity of a people. In a region where the landscape is a world heritage site and also the first demarcated region of the world, the Douro, we seek to inform a frequently forgotten heritage, the gilded woodcarving, and establish a roadmap or altarpiece route. Assuming a dominant role in reading the faithful do all the scenery that they are set before the eyes, which can´t remain indifferent, designed to serve as a framework to images, the goal of the altarpiece is to captivate the senses, functioning as the best transmitter vehicle of catechetical and pedagogical message that the Catholic Church, output from the Council of Trent, met to express their faith, and eventually become the preferred scenic structure in which the Church held their biggest concern. Common throughout the Iberian world, despite manifest differently, the gilded altarpiece contributes significantly to the affirmation of an age and identity, which distinguishes it from many other arts. It is through sharing and living heritage we understand, surely better, who we were, who we are and where we are going, just like our ancestors who, proud of an authentic state, rich is certain, at some times, but also pass through serious economic, political and financial difficulties, never lost their cultural identity; on the contrary, they built it, rebuilt it, rehabilitated it and preserved it. The Diocese of Lamego, located in the Douro sub-region and close to the Douro, Côa, Távora and Paiva rivers, extending from Cinfães to Vila Nova de Foz Côa, is elementary for tourism development, once the visitors in first instance, aims to enjoy the scenery and taste the wine, but ends up being involved in all the cultural events that include the tangible and intangible heritage. A meditation tour, contemplation, exercise and tasting.

KEYWORDS

Tourism. Heritage. Gilded Woodcarving. Altarpiece. Diocese. Lamego, Douro, Portugal

 

AUTORIA

Carla Sofia Ferreira Queirós – Doutora. Professora Assistente Convidada na Unidade Técnico-Científica de Estudos Culturais e Sociais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal. Currículo: http://orcid.org/0000-0001-8885-9394 E-mail: carlaqueiros@ese.ipp.pt 

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 1 MAR 19; Avaliado: MAR 19; Aceito: 20 MAR 19.

 

 

Author Biography

Carla Sofia Ferreira Queirós, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Doutora em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora Adjunta Convidada da Unidade Técnico-Científica de Estudos Culturais e Sociais da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A atividade como investigadora desenvolve-se na área da Talha Dourada, Imaginária e Arquitetura Religiosa e Civil dos séculos XVII-XVIII, desempenhando funções de consultoria de projetos e assessoria técnica na área das madeiras policromadas. É autora de publicações e participou em conferências, seminários e colóquios nacionais e internacionais, proferindo diversas comunicações.

            Desde 2004 até à atualidade tem integrado vários centros I&D, desempenhando funções como investigadora auxiliar no CEPESE/UP, investigadora/colaboradora no INED/ESEIPP e investigadora integrada no CITCEM. 

Published

2020-05-02

How to Cite

Queirós, C. S. F. (2020). Um Roteiro Patrimonial a Descobrir: A Talha Retabular na Diocese de Lamego [Portugal] / A Heritage Tour to Discover: The Woodcarved Altarpiece in Diocese of Lamego [Portugal]. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7145