O Tradicional e o Contemporâneo: Florianópolis, Cidade Unesco da Gastronomia - Tradition and Contemporaneity: Florianópolis, Unesco’s City of Gastronomy
Keywords:
Turismo. Gastronomia. Rede de Cidades Criativas. Florianópolis, SC, Brasil.Abstract
RESUMO
Em 2004, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [Unesco] lançou a Rede de Cidades Criativas, que visa à promoção da cooperação internacional entre cidades que investem na criatividade como meio para o desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e aumento da influência da cultura. Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, está inserida nesta rede na categoria Gastronomia, desde 2014. Neste artigo busca-se apresentar os dados referentes à gastronomia local da cidade, bem como os fatores que auxiliaram na sua inclusão na Rede de Cidades Criativas. Para tanto, serão utilizados a bibliografia existente sobre o tema e o projeto submetido pela capital à Unesco quando de sua candidatura. A partir das memórias e narrativas de moradores, tendo como metodologia a História Oral, serão apresentados os modos de fazer enraizados no cotidiano, através do preparo de pratos considerados representativos de uma cultura culinária local. Florianópolis recebe em média meio milhão de turistas anualmente, sendo que a culinária apresenta-se como disseminadora dos hábitos locais, assim como suas releituras, que dão origem a uma gastronomia contemporânea de qualidade.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Gastronomia. Rede de Cidades Criativas. Florianópolis, SC, Brasil.
ABSTRACT
In 2004, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization [Unesco] launched Creative Cities Network to promote international cooperation among cities that invest in creativity as means to sustainable urban evelopment, social inclusion and increasing influence of culture. Florianópolis, the state capital of Santa Catarina, is part of this network in the Food category since 2014. In this article we seek to present the data on the local cuisine of Florianópolis/SC, as well as the factors that helped its inclusion in the Creative Cities Network. Data from the existing literature on the subject and the project submitted to UNESCO when candidates will be used. From the memories and narratives of residents, using the methodology of oral history, will be presented the ways of doing rooted in the daily lives by preparing dishes considered representative of a local culinary culture. Florianópolis receive an average of half a million tourists annually, and linked to this, the cuisine as disseminator of local habits, as well as their reinterpretations, developing to a contemporary gastronomy.
KEYWORDS
Tourism. Gastronomy. Creative Cities Network. Florianópolis, SC, Brazil.
Gisele Palma Moser - Doutoranda em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1811652081721746. E-mail: gisapalma@gmail.com.
Krisciê Pertile Perini - Doutoranda em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade Federal de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5658444784524271. E-mail: krisciepertile@gmail.com.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).