O Patrimônio Cultural Imaterial e Desenvolvimento Rural: Implicações para a Prática Extensionista / Cultural Heritage and Rural Development: Implications for Rural Advisory Services Practice

Authors

  • Caroline Ciliane Ceretta Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Iuva de Mello Universidade Federal de Santa Maria
  • Nara Rejane Zamberlan dos Santos Universidade Federal do Pampa - campus São Gabriel

Keywords:

Cultura, Bens culturais, Contexto rural, Extensão rural.

Abstract

O patrimônio cultural imaterial consiste em práticas, técnicas e expressões, assim como das ferramentas e artefatos a eles associados. Neste contexto, serviços de assessoria rurais podem incorporar a cultura local para alcançar o desenvolvimento rural. O objetivo deste artigo é o de analisar o quadro jurídico internacional em relação ao desenvolvimento rural, buscando contextualizar a relação entre este e a cultura local, nas experiências brasileiras de Assistência Técnica e Extensão Rural. Os dados foram coletados em pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que os serviços de consultoria rural podem encontrar novas alternativas para o desenvolvimento rural, utilizando o património cultural imaterial. Palavras-chave: Cultura. Bens Culturais. Desenvolvimento rural. Extensão Rural. Brasil.

Cultural Heritage and Rural Development: Implications for the Rural Advisory Services Practice - The intangible cultural heritage consists of practices, techniques and expressions, as well as the tools and artifacts associated with them. In this context, rural advisory services can incorporate the local culture to achieve rural development. The purpose of this article is to analyze the international legal framework in relation to rural development, seeking to contextualize the relationship between it and the local culture, the Brazilian experiences of Technical Assistance and Rural Extension. Data were collected on bibliographical and documentary research. The results indicate that the rural advisory services can find new alternatives for rural development, using the intangible cultural heritage. Keywords: Culture. Cultural Heritage. Rural Development. Rural Advisory Services Practice.Brasil.

Caroline Ciliane Ceretta – Mestre. Professora do Departamento de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Currículo: lattes.cnpq.br/4388433550209518. E-mail: carolineceretta@hotmail.com

Carolina Iuva de Mello - Mestre. Professora do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Currículo: lattes.cnpq.br/2575695037543694..E-mail: carolinaiuva@gmail.com

Nara Rejane Zamberlan dos Santos - Mestre. Professora Associada dos Cursos de Bacharelado em Gestão Ambiental e Bacharelado em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, São Gabriel, RS. E-mail: narazamberlan@gmail.com

 

 

Author Biographies

Caroline Ciliane Ceretta, Universidade Federal de Pelotas

Professora  do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.  Endereço postal: Av. Anjo da Guarda, 646 – CEP: 97220-000 Faxinal do Soturno/RS – Brasil. 

Carolina Iuva de Mello, Universidade Federal de Santa Maria

 Professora do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Endereço postal: Rua dos Andradas, 794 – CEP: 97010-030 Santa Maria, RS/Brasil. 

Nara Rejane Zamberlan dos Santos, Universidade Federal do Pampa - campus São Gabriel

Professora Associada dos Cursos de Bacharelado em Gestão Ambiental e Bacharelado em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Pampa - campus São Gabriel. 

Published

2016-04-03

How to Cite

Ceretta, C. C., de Mello, C. I., & Zamberlan dos Santos, N. R. (2016). O Patrimônio Cultural Imaterial e Desenvolvimento Rural: Implicações para a Prática Extensionista / Cultural Heritage and Rural Development: Implications for Rural Advisory Services Practice. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 8(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3262