O ‘étnico’ e o ‘exótico’: notas sobre a representação ocidental da alteridade
Abstract
A construção da representação que o Ocidente faz de si mesmo é dialeticamente indissociável da construção da representação de sua alteridade, através de mecanismos discursivos como a exotização e a etnização do não-europeu. Este processo de longuíssima duração assume dimensões dramáticas entre a expansão mercantilista e o neocolonialismo, quando os contatos interculturais acentuam-se. As narrativas de viajantes, missionários, escritores e antropólogos constituem uma formação discursiva neocolonial que escreve e inscreve o Outro, sujeitando-o em sua posição de subordinação: o primitivo, o selvagem, o nativo, o exótico. É este o contexto no qual emerge a categoria ‘étnico’ e seus correlatos. Tanto em seus usos acadêmicos como em seus sentidos práticos, a ‘etnia’ não consegue efetivamente desprender-se de suas origens raciológicas, constituindo até hoje um impasse teórico e prático, não obstante as tentativas sociológicas e antropológicas de fornecer-lhe um sentido social.
The 'ethnic' and 'exotic': notes on the Western representation of otherness - The construction of the representation that the West has of itself is dialectically inseparable from the construction of the representation of otherness, through discursive mechanisms such as the exoticization and the ethnicization of the non-European. This long lasting process assumed dramatic dimensions between mercantilist expansion and neocolonialism, when intercultural contacts increased. The narratives of travelers, missionaries, writers and anthropologists compose a neocolonial discursive formation which includes and inscribes the Other, holding him in his position of subordination: the primitive, the savage, the native, the exotic. This is the context in which emerges the category 'ethnic' and its correlates. Both in its academic uses as in its practical senses, the 'ethnicity' cannot effectively detach itself from its raciological origins, constituting, since then and to this day, a theoretical and practical impasse, despite the sociological and anthropological attempts to provide it a social sense.
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