Reconhecimento de produções gastronômicas na idealização do patrimônio alimentar local:
o pão bolachão de São Borja (RS)
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170303Keywords:
Gastronomia, Cultura Alimentar, Identidade Territorial, Panificação, Fronteira OesteAbstract
Os componentes do comer podem compor patrimônio cultural imaterial, identificando recortes sociais, culturais ou geográficos de um território. A proteção desses elementos preserva a herança cultural geracional, impulsiona o desenvolvimento econômico por meio da relação entre a gastronomia e o turismo. Nesse contexto, este estudo objetiva analisar a representatividade do pão bolacha para a cultura de São Borja (RS) por meio de sua presença em padarias do município. O estudo se caracteriza como qualitativo, descritivo e exploratório. Como método, envolveu a revisão bibliográfica e pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com proprietários de padarias locais. A interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo Categorial, abordando características econômicas e socioculturais. Os principais resultados apontam a relevância do pão bolacha sobre outros produtos panificáveis no comércio são-borjense, além de particularidades do preparo e consumo, como técnicas culinárias, presença no cotidiano e o sentimento de pertencimento da população local. Conclui-se que o pão bolacha pode efetivamente refletir e preservar a cultura alimentar de São Borja, contribuindo para o reconhecimento e salvaguarda do patrimônio alimentar regional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



