Pandemia Covid-19: Desafios ao Turismo Social / Covid-19 Pandemic: Challenges Social Tourism
Keywords:
Turismo, Tourism, Turismo Social, Social Tourism, Covid-19, Serviço Social do Comércio [SESC], Brasil, Brazil.Abstract
RESUMO
O Turismo Social [TS] ambiciona um maior acesso das atividades turísticas para toda a população, mas tais desafios foram potencializados no contexto pandêmico. A crise sanitária e econômica oriunda da pandemia da Covid-19 e as ações para mitigar os impactos do vírus interferiram nas rotinas do setor turístico. O presente artigo objetivou analisar os desafios do turismo social no Brasil, decorrente das implicações da pandemia da Covid-19. Adotando como recorte as Administrações Regionais do Serviço Social do Comércio [Sesc] em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, realizou-se pesquisa qualitativa descritiva e explicativa, coletando dados através da pesquisa documental, entrevista semiestruturada e questionários abertos, sendo os dados foram analisados pela Análise do Conteúdo de Bardin (2016). Observaram-se discrepâncias no processo de gerenciamento de crises entre os estados, destacando a ocorrência de ações virtuais para promover a interação com o público e manutenção dos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social inerente ao segmento.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Turismo Social; Covid-19; Serviço Social do Comércio [SESC]; Brasil.
ABSTRACT
Social Tourism [TS] aims for greater access to tourist activities for the entire population, but these challenges were enhanced in the pandemic context. The health and economic crisis arising from Covid-19 pandemic brought several impacts on tourism, as actions to mitigate the virus impacts interfered with routines of tourism sector. The present article purposed analyzes the challenges of Brazil's social tourism due to the implications of Covid-19 pandemic. Adopting the Serviço Social do Comércio [Sesc] Regional Administrations in Alagoas, Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte as a cut, a descriptive and explanatory qualitative research was carried out, collecting data through documentary research, semi-structured interviews and open questionnaires. The data were analyzed by Content Analysis by Bardin (2016). Discrepancies were observed in the crisis's management between the states, highlighting the occurrence of virtual actions to promote interaction with their public and conservation of sustainability aspects and social responsibility inherent to the segment.
KEYWORDS
Tourism; Social Tourism; Covid-19; Serviço Social do Comércio [SESC]; Brazil.
AUTORIA
Larissa Tatiane Moraes Neves – Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6843642934274301 E-mail: larissatmneves@gmail.com
Pollyanna Fraga Graciano – Mestra. Docente Substituta no Departamento de Hotelaria e Turismo na Universidade Federal de Pernambuco e Docente em outras faculdades particulares do Recife. https://orcid.org/0000-0002-6736-7961 E-mail: lyafraga@gmail.com
REFERÊNCIAS
Almeida, M. (2016). Turismo social: reflexões e práticas no Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 26, 141-154. Link
Andirin, C., Moital, M., & Cardoso, C. P. (2017). Falhas no serviço como crises organizacionais no turismo de negócios: origens e estratégias operacionais percebidas pelos profissionais de eventos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(3), 480-502. Link
Bardin, L. (2016). Análise do Conteúdo. Lisboa: 70.
Bell, J. (2008). Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed.
Brasil. (2015). Lei Nº 11.771, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico; revoga a Lei no 6.505, de 13 de dezembro de 1977, o Decreto-Lei no 2.294, de 21 de novembro de 1986, e dispositivos da Lei no 8.181, de 28 de março de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial, 187, Brasília. Link
Cheibub, B. L. (2011). Ponderações sobre o Turismo Social a partir da história institucional do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da produção acadêmica brasileira. Internacional Conference on Tourism & Management Studies, 1, 486–496. Link
Cheibub, B. L. (2012a). Apontamentos históricos sobre o Turismo Social. Revista Brasileira de Ecoturismo, 5(3), 560–581. Link
Cheibub, B. L. (2012b). Breves reflexões sobre o turismo social a partir da história institucional do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da produção acadêmica brasileira. Dos Algarves. A Multidisciplinary e-Journal, (21), 4–23. Link
Côco, J. C., Emmendoerfer, L., & Jacques, V. (2013). Turismo social: uma trajetória de inclusão social no SESC Santa Catarina. Revista Brasileira de Ecoturismo, 6(2), 482-499. Link
Corbari, S. D., & Grimm, I. J. (2020). A pandemia de Covid-19 e os impactos no setor do turismo em Curitiba-PR: uma análise preliminar. Ateliê do Turismo, 4(2), 1-26. Link
Creswell, J. W. (2016). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.
Dos Santos, P. C., Falcão, C. H. P., & Silva, L. A. G. (eds.) (2007). Modelo da Atividade Turismo Social: módulo de turismo emissivo. SESC Departamento Nacional. Link
Eugenio, J. de O., & Cheibub, B. L. (2020). Turismo Social “na prática”: a experiência turística de pessoas em situação de rua na região metropolitana do Rio de Janeiro- RJ, Brasil. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 12(4), 1017-1038. Link
Falcão, C. H. P. (2006). Turismo social: em busca de maior inclusão da sociedade. In: C. L. Carvalho & L. G. M. Barbosa (Eds.), Discussões e Propostas para o Turismo no Brasil: o Observatório de Inovação do Turismo. (pp. 127-156). SESC Departamento Nacional.
Farias, W. G., & Pimentel, M. R. (2021). ID. Jovem 2.0, um turismo social pós-fordista? Estudo sobre os hábitos de viagem dos usuários do programa. Revista de Turismo Contemporâneo, 9(1), 126–147. Link
Fino, P. M., & Silva, N. C. da. (2013). O estudo do turismo social: teoria e prática no ensino superior. Tourism & Management Studies, 4, 1308-1318. Link
Gössling, S., Scott, D., & Hall, C. M. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of Covid-19. Journal of Sustainable Tourism, 29(1), 1-20. Link
Jornal do Comércio. (2021, 10 MAR). As perdas do setor do turismo no Brasil e a pandemia. Jornal do Comércio - Editorial. Link
Kotala, G. (2001). Flu: The Story of the Great Influenza Pandemic of 1918 and the Search for the Virus that Caused it. Touchstone.
Kushano, E. S., & Meira, C. M. (2019). Perfil e nível de satisfação dos usuários do Programa de Turismo Social no litoral paranaense. Ateliê do Turismo, 3(2), 1–25. Link
Lee, C. K., Song, H. J., Bendle, L. J., Kim, M. J., & Han, H. (2012). The impact of non-pharmaceutical interventions for 2009 H1N1 influenza on travel intentions: a model of goal-directed behavior. Tourism Management, 33(1), 89-99. Link
Lima, A. I., Oliveira, F. B., Galvão, I. M. A., Santos, G., & Santos, S. C. C. dos. (2010). O turismo social como veículo para o desenvolvimento, a inclusão social e o lazer no interior de Pernambuco: um estudo de caso do Sesc Triunfo. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 5(2), 1-19. Link
Löbler, M. L., Lehnhart, E. dos R., & Avelino, A. F. A. (2014). Como estão sendo conduzidos os estudos de caso? uma reflexão sobre os trabalhos publicados na área de Administração. Anais ... XXXVIII Encontro ANPAD, 2010, 1-16. Link
Ministério do Turismo - Mtur. (2018). Plano Nacional de Turismo 2018-2022. Brasília: Ministério do Turismo. Link
Ministério do Turismo - Mtur. (2019). Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social no Brasil. Brasília: Ministério do Turismo. Link
Novelli, M., Gussing Burgess, L., Jones, A., & Ritchie, B. W. (2018). ‘No Ebola…still doomed’ – The Ebola-induced tourism crisis. Annals of Tourism Research, 70, 76-87. Link
Organização Mundial de Turismo - OMT. (2009). Código Ético Mundial para o Turismo: princípios. Link
Pereira, J., Moretto Neto, L., & Zanini, R. (2011). Central de Turismo Social do SESC-Florianópolis-SC: a inclusão pela via do turismo. Turismo em Análise, 22(2), 277-292. Link
Rasmussen, J. (1997). Risk management in a dynamic society: a modelling problem. Safety Science, 27(2-3), 183-213. Link
Richardson, R. J. (1999). Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Rodriguez-morales, A. J., Bonilla-Aldana, K., Tiwari, R., Sah, R., Rabaan, A. A., & Dhama, K. (2020). Covid-19, an emerging coronavirus infection: current scenario and recent developments: an overview. Journal of Pure and Applied Microbiology, 14(1), 1-8. Link
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D. de, & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), 1-15. Link
Saccol, A. Z. (2009). Um retorno ao básico: Compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em administração. Revista de Administração da Universidade de Santa Maria, 2(2), 250-269. Link
Sahin, S., Ulubeyli, S., & Kazaza, A. (2015). Innovative crisis management in construction: approaches and the process. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 195, 2298-2305. Link
Santos, A. F. L. (2016). Administração pública do turismo: experiências sulamericanas de turismo social em perspectiva comparada (Argentina, Brasil e Chile). Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET, 6(3), 56-66. Link
Serviço Social do Comércio - Sesc. (2019). Anuário Estatístico. Link
Serviço Social do Comércio - Sesc. (2021). Departamento Nacional. Link
Sigala, M. (2020). Tourism and Covid-19: impacts and implications for advancing and resetting industry and research. Journal of Business Research, 117, 312-321. Link
Tito, A. L. de A., & Araújo, M. V. P. de. (2019). Estudos sobre gestão de crises no turismo: abordagens e contextos. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(2), 476-491. Link
United Nations World Tourism Organization - Unwto. (2021). Covid-19 Response Travel Restrictions. Link
Vargas, E. E. M. de A., & Colasante, T. (2018). Turismo Social: o modelo do Serviço Social do Comércio (SESC) Social. Turismo e Sociedade, 11(3), 472-494. Link
Yin, R. K. (2016). Pesquisa Qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).