Marca Gastronômica de Cidades: Evidências da Sua Relação com o Turismo a Partir de uma Revisão Sistemática da Literatura / Gastronomic Brand of Cities: Evidence of its Relationship with Tourism from a Systematic Literature Review

Autores

  • Guilherme Henrique Koerich Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Gastronomia, Gastronomy, Marca, Brand, Cidade, City, Análise Bibliométrica, Bibliometric Analysis.

Resumo

RESUMO

Marca é um construto multidimensional, composta por sinais e símbolos físicos [tangíveis], mentais e emocionais [intangíveis], que identificam, distinguem e representam bens, serviços e produtos. Uma cidade é composta por diferentes bens. Situamos como escopo desta pesquisa a gastronomia da localidade, como bem material e imaterial de marca. O posicionamento da gastronomia como marca de uma cidade, faz emergir o desejo de visitantes em conhecer, reconhecer e degustar seus bens, que posiciona a cidade como destino turístico. Este artigo objetiva identificar conceitos e considerações acerca da marca gastronômica de cidades, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram identificados 154 artigos e 78 teses e dissertações, que após um processo de aplicação de critérios de elegibilidade foram submetidos a análises bibliométricas e de conteúdo. Os resultados indicam que o tema é recente na literatura. No tocante ao conteúdo, as publicações correlacionam os benefícios da marca gastronômica de cidade com o desenvolvimento de destinos de atividades turísticas.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Gastronomia; Marca; Análise Bibliométrica.

 

ABSTRACT

Brand is a multidimensional construct, composed of physical [tangible], mental and emotional [intangible] signs and symbols, which identify, distinguish and represent assets, services and products. A city is made up of different assets. We place the gastronomy of the locality as the scope of this research, as a material and immaterial brand property. The positioning of gastronomy as a brand of a city, gives rise to the desire of visitors to know, recognize and taste its assets, which positions the city in a tourist destination. This article lens to identify concepts and considerations about the gastronomic brand of cities, through a systematic review of the literature. 154 articles and 78 theses and dissertations were identified, which after a process of applying eligibility criteria were submitted to bibliometric and content analysis. The results indicate that the topic is recent in the literature. Regarding the content, the publications correlate the benefits of the gastronomic brand of the city with the development of destinations for tourist activities.

KEYWORDS

Tourism; Gastronomy; Brand; Bibliometric Analysis.

 

AUTORIA

Guilherme Henrique Koerich – Mestre. Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3613167808515521. E-mail: guilherme.koerich1@gmail.com

Richard Perassi Luiz de Sousa – Doutor. Professor na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0396579652444165 E-mail: richard.perassi@uol.com.br

 

REFERÊNCIAS

Aaker, D. A. (1996). Building Strongbrands. NewYork: FreePress.

Ama. (2014). American Marketing Association. Link

Ashton, C. (2011). Peking duck as a museum spectacle: staging local heritage for Olympic tourism. Journal of Tourism and Cultural Change, 10(2), 150-166. Link

Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11-32. Link

Askegaard, S., & Kjeldgaard, D. (2007). Here, there, and everywhere: place branding and gastronomical globalization in a macromarketing perspective. Journal of Macromarketing, 27(2), 138-147. Link

Bardin, L. (2006). Análise de Conteúdo. 2. ed. Lisboa: 70.

Bekier-Jaworska, E., & Bochenek, M. (2014). Brand products of regional cuisine in the promotion of tourism in Roztocze. Polish Journal of Sport and Tourism, 21(4), 263-267. Link

Brito, L. M., & Botelho, D. (2018). La gastronomía como marca de destino: proposiciones en Minas Gerais-Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo, 27(2), 390-412. Link

Costa, A. B., & Zoltowski, A. P. C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: S. H. Koller, M. C. de P. Couto, & J. V. Hohendorff, (Orgs.). Manual de Produção Científica (pp. 55-70). Porto Alegre: Penso.

De Toni, D., Bacichetto V. de V., Milan, G. S., & Larentis, F. (2014). A relação entre conhecimento da marca e nível de preço na intenção de compra: Um experimento com perfumes de luxo. Revista Brasileira de Marketing, 13(3), 108-124. Link

Dulău, A. V., Coroş, M. M., & Coroş, M. E. (2010). The place of the public administration and gastronomic heritage in the destination branding and tourism promotion. WSEAS Transactions on Business and Economics, 7(4), 402-413. Link

Fachin, O. (2006). Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva.

Gordin, V., & Trabskaya, J. (2013). The role of gastronomic brands in tourist destination promotion: The case of St. Petersburg, Place Branding and Public Diplomacy, 9(3), 189-201. Link

Gordin, V., Trabskaya, J., & Zelenskaya, E. (2016). The role of hotel restaurants in gastronomic place branding. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 10(1), 81-90. Link

Irwansyah, I., & Triputra, P. (2016). Indonesia gastronomy brand: netnography on virtual culinary community. The Social Sciences, 11(19), 4585-4588. Link

Kapferer, J-N. (1998). As Marcas: capital da empresa. São Paulo: Bookman.

Khoo, S. L., & Badarulzaman, N. (2014). Factors determining George Town as a city of gastronomy. Tourism Planning & Development, 11(4), 371-386. Link

Koerich, G. H. (2020). Conhecimento da Marca Gastronômica de Florianópolis na Mídia Turística com a chancela Unesco de Cidade Criativa. Dissertação, Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Link

Koerich, G. H., Perassi, R. L. de S., & Cunha, C. J. C. de A. (2019). Culinária, sensorialidade e memória: uma revisão sobre marca gastronômica. Revista Turismo Estudos e Práticas, 8(1), 28-50. Link

Koerich, G. H., Perassi, R. L. de S., & Fialho, F. A. P. (2018). Gastronomia como identidade de marca para destinos turísticos em cidades criativas. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, 12(2), 88-104. Link

Koerich, G. H., & Perassi, R. L. de S. (2019). Sensorialidade e marca na experiência gastronômica. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(4), 861-874. Link

Kotler, P. (1994). Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2007). Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.

Martins, J. R. (2006). Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Global Brands.

Merriam, S. B. (2009). Qualitative Research: a guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass/Wiley.

Moher, D., Moher, Liberati, A., Tetzlaff, J., Altmann, D. G., & Prisma Group. (2010). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. International Journal of Surgery, 8(5), 336-341. Link

Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L. A., & Prisma-P Group. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic reviews, 4(1), 1-9. Link

Navarrete, P. A. M. (2017). A Product's Brand Is Its Nation's Brand: A Case Study on the Promotion of Chilean Wines in the United States. Dissertação, Mestrado em Artes, University of North Carolina, Estados Unidos da América. Link

Nirwandy, N., & Awang, A. A. (2014). Conceptualizing public diplomacy social convention culinary: Engaging gastro diplomacy warfare for economic branding. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 130(3), 325-332. Link

Nyamnjoh, H. M. (2018). Food, memory and transnational gastronomic culture amongst Cameroonian migrants in Cape Town, South Africa. Anthropology Southern Africa, 41(1), 25-40. Link

Pearson, D., & Pearson, T. (2016). Branding food culture: Unesco creative cities of gastronomy. Journal of International Food & Agribusiness Marketing, 28(2), 164-176. Link

Perassi, R. L. de S. (2001). A visualidade das marcas institucionais e comerciais como campo de significação. Tese, Doutorado em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil]. Link

Schmiegelow, S. S. (2016). Disseminação do Conhecimento de Moda na Comunicação Digital de Marcas Populares de Vestuário d Acessórios. Dissertação, Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Link

Spilková, J., & Fialová, D. (2013). Culinary tourism packages and regional brands in Czechia. Tourism Geographies, 15(2), 177-197. Link

Tsai, C.-T., & Wang, Y.-C. (2017). Experiential value in branding food tourism. Journal of Destination Marketing & Management, 6(1), 56-65. Link

 

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduado (lato sensu) em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Contestado. Graduação em Tecnologia em Gastronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Graduado Bacharelado em Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Servidor Público Federal ativo da Universidade Federal de Santa Catarina, no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Membro Pesquisador no Grupo de Pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq).

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Realizou pós-doutorado no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bacharel e Licenciado em Artes pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando nos cursos de graduação em Design e Animação, também, nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). É líder do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Koerich, G. H., & Perassi Luiz de Sousa, R. (2021). Marca Gastronômica de Cidades: Evidências da Sua Relação com o Turismo a Partir de uma Revisão Sistemática da Literatura / Gastronomic Brand of Cities: Evidence of its Relationship with Tourism from a Systematic Literature Review. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/9578