POR UM PENSAR COMPLEXO DO TURISMO: O roteiro turístico sob a lógica dos fluxos

Autores

  • Rebecca Cisne Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Resumo: A compreensão contemporânea de ciência leva a pensar em rupturas de um paradigma determinista, unificador e generalista. Baseado no pensamento moriniano sobre o pensamento complexo, este artigo debate o Roteiro Turístico, trazendo o Sujeito para o centro da discussão, agregando ao tema uma vertente humanística, assim como a ideia de fluxo. A complexidade é tomada como uma postura epitêmico filosófica, para fundamentar teoricamente os argumentos apresentados. Busca-se uma noção de roteiro e roteirização que transcenda as fronteiras do moderno e do pragmático. Roteiro turístico é aqui considerado, dentre outros, como ferramenta de leitura da localidade visitada, considerando não apenas os atrativos, mas também as relações interpessoais ali desenvolvidas.

Palavras-chave: Turismo. Roteiro Turístico. Complexidade. Sujeito. Fluxo.

Biografia do Autor

Rebecca Cisne, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul; Especialista em ensino e aprendizagem de língua estrangeira - InglÊs pela mesma univeridade; Bacharel em Turismo pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Cisne, R. (2011). POR UM PENSAR COMPLEXO DO TURISMO: O roteiro turístico sob a lógica dos fluxos. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 3(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/946