Travel in Brazil e Panorama - Revista Portuguesa de Arte e Turismo. Turismo Em Tempos De Ditadura / Travel in Brazil and Panorama - Revista Portuguesa de Arte e Turismo. Tourism in Times of Ditactorship
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Travel in Brazil, Panorama, Revista Portuguesa de Arte e Turismo, Estado Novo Brasileiro, Brazilian Estado Novo, Estado Novo Português, Portuguese Estado Novo.Resumo
RESUMO
O objetivo deste artigo é o de analisar o número inaugural das publicações promotoras da atividade turística, no Brasil e em Portugal: Travel in Brazil e Panorama, respetivamente. No ano de 1941, ambos os países viviam sob regimes ditatoriais e lançaram estas publicações editadas pelas suas estruturas de propaganda institucionais: no Brasil, o Departamento de Imprensa e Propaganda, e, em Portugal, o Secretariado da Propaganda Nacional. Em ambos os casos, as publicações serviram propósitos que ultrapassaram a promoção turística: a Travel in Brazil, em língua inglesa, enaltecia o governo de Getúlio Vargas no exterior; e a Panorama, em português, foi um veículo para a construção do processo de educação ideológico e estético do país, sob as linhas da ‘Campanha do Bom Gosto’ do seu editor. Em termos metodológicos, este trabalho opta pelo estudo de caso do primeiro número destas duas publicações e pela análise de conteúdo, enquanto ferramenta de análise e interpretação dos textos nelas publicados, complementados pela pesquisa bibliográfica sobre o contexto político-cultural de cada país. O contributo original deste estudo é a apresentação inédita da análise comparada do primeiro número destas duas revistas.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Travel in Brazil; Panorama: Revista Portuguesa de Arte e Turismo; Estado Novo Brasileiro; Estado Novo Português.
ABSTRACT
This article presents an analysis of the first issue of two tourism magazines in Brazil and Portugal: Travel in Brazil, and Panorama, respectively. In 1941 both countries lived under dictatorial regimes and chose to launch these publications edited by the countries’ institutional propaganda structures: in Brazil, the Press and Propaganda Department, and, in Portugal, the National Propaganda Secretariat. In both cases, these publications served purposes that went beyond tourism promotion: Travel in Brazil, written in English, praised the government of Getúlio Vargas abroad and Panorama, in Portuguese, served as a vehicle for the construction of the country's ideological and aesthetic education process, under the lines of the “Campaign for Good Taste” by its editor. As far as methodology is concerned, this is a case study focused on the first issue of both publications, and relies on content analysis as the method for interpreting the articles published in them. These are complemented by bibliographic research on the political and cultural context of each country. The original contribution of the study is to bring forward an unprecedented comparative analysis of these two magazines.
KEYWORDS
Tourism; Travel in Brazil; Panorama: Revista Portuguesa de Arte e Turismo; Brazilian Estado Novo; Portuguese Estado Novo.
AUTORIA
Luís Antônio Contatori Romano – Doutor. Professor no Instituto de Linguística, Letras e Artes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, Brasil. Bolsista CNPq Produtividade. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2430484048508765 E-mail: contatori_romano@yahoo.com.br
Rita Baleiro – Doutora. Professora na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1668473803501657 E-mail: rbaleiro@ualg.pt. Autor para correspondência
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