Educação Ambiental em Iniciativas de Turismo de Base Comunitária: Uma Congruência para Inovação Social / Environmental Education in Community-Based Tourism Initiatives: A Congruence for Social Innovation
Palavras-chave:
Turismo de Base Comunitária, Community-based Tourism, Educação Ambiental, Environmental Education, Inovação Social, Social Innovation, Desenvolvimento Sustentável, Sustainable Development, Transformação Social, Social Transformation.Resumo
RESUMO
A literatura aponta proximidade teórica entre o Turismo de Base Comunitária [TBC], uma modalidade de turismo planejada, gerida e praticada na/pela comunidade, e a Inovação Social [IS], que se reflete em esforços coletivos para solução de problemas sociais. Nesse campo, a Educação Ambiental [EA] merece atenção. Quando realizada no TBC, a EA promove ações que partem dos atores da base [bottom-up], voltadas ao desenvolvimento local sustentável e à consequente transformação social, alvo da IS. Para discutir esse percurso, realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo de articular as dimensões dos construtos apresentados. Resultados demonstram que há uma congruência de objetivos e possibilidade simultânea de aplicações dos processos no sentido de emancipar atores sociais e capacitá-los na racionalização de recursos e geração de benefício socioeconômico. Conclui-se que a relação entre os construtos desperta uma alternativa relevante para pesquisas.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo de Base Comunitária; Educação Ambiental; Inovação Social; Desenvolvimento Sustentável; Transformação Social.
ABSTRACT
The literature points out theoretical proximity between Community-Based Tourism [CBT], a type of tourism planned, managed, and practiced in/by the community, and Social Innovation [SI], which is reflected in collective efforts to solve social problems. In this field, Environmental Education [EE] deserves attention. When carried out at the CBT, EE promotes bottom-up actions that start from the base actors, aimed at sustainable local development and the consequent social transformation, target of the SI. To discuss this path, a literature review was carried out to articulate the dimensions of the constructs presented. Results demonstrate that there is a congruence of objectives and the simultaneous possibility of applications of the processes to emancipate social actors and enable them to rationalize resources and generate socioeconomic benefits. It is concluded that the relationship between the constructs awakens a relevant alternative for research.
KEYWORDS
Community-based Tourism; Environmental Education; Social Innovation; Sustainable Development; Social Transformation.
AUTORIA
Leonardo Ferreira Batista – Mestre. Doutorando em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5104264483857197. E-mail: leonardofb.leo@gmail.com
Juliana Cardoso de Santana – Mestra em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5635410340040195. E-mail: liannacg1@gmail.com
Stephanie Freire Brito – Bacharela. Mestranda em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0560568378114790. E-mail: stephaanieb@hotmail.com
Suzanne Érica Nóbrega Correia – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Pública, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0431849242809370. E-mail: suzanne.enc@gmail.com
Kettrin Farias Bem Maracajá – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5398977630029480. E-mail: kettrin@gmail.com
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