Multiplicidade Cognitiva Docente e a Formação do Turismólogo na Universidade Federal do Maranhão: Uma Reflexão dos Acadêmicos / Cognitive Multiplicity Professor and the Tourism Graduation at Federal University of Maranhão: A Reflection of the Academics

Autores

  • Saulo Ribeiro dos Santos Professor Adjunto II do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço na Universidade Estadual do Maranhão
  • Tamires de Souza Moura Universidade Federal do Maranhão
  • Maria da Graça Reis Cardoso Professor Assistente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão
  • Angela Roberta Lucas Leite Professor Assistente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Currículo, Curriculum, Multidisciplinaridade, Multidisciplinarity, Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Universidade Federal do Maranhão, Brazil.

Resumo

RESUMO

Objetiva-se analisar as percepções dos discentes do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus Dom Delgado, quanto à multidisciplinaridade do currículo e da formação continuada dos docentes para a formação acadêmica e mercadológica dos mesmos. A metodologia compõe-se por revisão crítica de literatura e coleta de dados em fontes primárias e secundárias. Ressalte-se a construção de uma análise de dados quanti-quali. Resulta num contexto analítico sobre multidisciplinaridade de áreas de conhecimento da formação docente como fundamentais para na possível inserção no mercado de trabalho dos discentes. Portanto, constata-se a influência dos saberes do corpo docente refletidos na transmissão de conhecimentos aliados a estrutura curricular da graduação para a formação profissional de seus discentes.

PALAVRAS-CHAVES

Turismo; Currículo; Multidisciplinaridade; Universidade Federal do Maranhão; Brasil.

 

ABSTRACT

The objective of this study is to analyze the perception of Tourism students at Universidade Federal do Maranhão, Campus Dom Delgado, regarding the multidisciplinarity of the curriculum and the continuous training of teachers for their academic and marketing training. The methodology is composed by critical literature review and data collection in primary and secondary sources. It is important to construct a quanti-quali data analysis. It results in an analytical context about multidisciplinarity of areas of knowledge of teacher education as fundamental for the possible insertion in the labor market of students. Therefore, it is verified the influence of the faculty knowledge reflected in the transmission of knowledge allied to the curricular structure of the graduation for the professional formation of its students.

KEYWORDS

Tourism; Curriculum; Multidisciplinarity; Universidade Federal do Maranhão; Brazil.

 

AUTORIA

Saulo Ribeiro dos Santos – Doutor. Professor na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6334574563260950 E-mail: saulosantosma@uol.comb.br

Tamires de Souza Moura – Especialista, Especialização em Docência na Educação Superior pelo Centro de Avaliação, Planejamento Educação do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/9518630237732626 E-mail: tammylanus@ymail.com

Maria da Graça Reis Cardoso – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0779083753736009 E-mail: gracabanto@bol.com.br

Ângela Roberta Lucas Leite – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7849261536254798 E-mail: angelarobertalucas@gmail.com

 

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Processo Editorial

Recebido: 29 JUL 19; Aceito: 21 JUN 20.

 

Biografia do Autor

Saulo Ribeiro dos Santos, Professor Adjunto II do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço na Universidade Estadual do Maranhão

Bacharel em Turismo (Faculdade Atenas Maranhense)

MBA em Turismo (Universidade Católica de Brasília)

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial (UNiversidade Estácio de Sá)

Doutor em Gestão Urbana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Doutor em Geografia (Universidade Federal do Maranhão)

Tamires de Souza Moura, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo (Universidade Federal do Maranhão)

Maria da Graça Reis Cardoso, Professor Assistente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo (Universidade Federal do Maranhão)

Mestre em Educação (Universidade Federal do Maranhão)

Angela Roberta Lucas Leite, Professor Assistente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Hotelaria (Universidade Federal do Maranhão)

Mestre em Políticas Públicas (Universidade Federal do Maranhão)

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Publicado

2020-09-15

Como Citar

Santos, S. R. dos, Moura, T. de S., Cardoso, M. da G. R., & Leite, A. R. L. (2020). Multiplicidade Cognitiva Docente e a Formação do Turismólogo na Universidade Federal do Maranhão: Uma Reflexão dos Acadêmicos / Cognitive Multiplicity Professor and the Tourism Graduation at Federal University of Maranhão: A Reflection of the Academics. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7594