O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer / LGBT Tourist Behavior Regarding Leisure Travel Consumption

Autores

  • Christopher Smith Bignardi Neves Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Ernesto Brambatti Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Turismo. Tourism. Hedonismo. Hedonism. LGBT. Parada do Orgulho LGBT. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brasil. Brazil.

Resumo

 

RESUMO

Este artigo busca estabelecer uma relação entre o comportamento do turista LGBT com o consumo em viagens de lazer. A partir de dados econômicos publicados nos relatórios de Pink Money, observa-se que o turista LGBT gasta 30% a mais do que o turista heterossexual. Razões para tal padrão de consumo e suas motivações foram encontradas em Michel Onfray e no seu conceito de materialismo hedonista, inspirado em Schopenhauer, na obra a Arte de Bem viver, e em Thorstein Veblen, e sua Teoria da Classe Ociosa. A metodologia utilizada foi quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário [Survey] durante a 22ª Parada Gay de São Paulo. Os resultados confirmaram um comportamento hedonista, manifestado principalmente no número de viagens por ano, embora o público entrevistado não fosse de alta renda.

PALAVRAS-CHAVES

Turismo. Hedonismo. Parada do Orgulho LGBT. São Paulo-SP, Brasil

 

ABSTRACT

This article tries to establish a relation between the behavior of the LGBT tourist and the consumption in leisurely trips. From the economic data published in the Pink Money reports, it is observed that the LGBT tourist spends thirty percent more than the heterosexual tourist. It remains to be known the origins of this consumerist behavior, the motivations, and causes. Being able to formulate this concept of hedonistic materialism from Michel Onfray’s explanations, and being inspired by Arthur Schopenhauer’s works on the art of living, and Thorstein Veblen’s The Theory of the Leisure Class. The methodology used was a qualitative-quantitive study, with the application of a questionnaire (survey) during the 22nd Pride Parade of São Paulo and by bibliographic research. In which the results confirmed hedonistic behavior, manifested mainly in the number of trips per year, even though those interviewed where not of a high-income base.

KEYWORDS

Tourism. Hedonism. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brazil.

 

AUTORIA

Christopher Smith Bignardi Neves - Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7108544027466482. E-mail: smithbig@hotmail.com

Luiz Ernesto Brambatti – Doutor. Professor na Universidade Federal do Paraná. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7583291058896869. E-mail: lebramba@gmail.com

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 4 AGO 18; Avaliado: 1º (AGO-DEZ), 2º rodada (JUL 19); Aceito: 31 JUL 19.

 

 

Biografia do Autor

Christopher Smith Bignardi Neves, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (Bolsista CAPES). Graduando em Gestão de Turismo na UFPR-Litoral, possui graduação em Pedagogia pela FAFIPAR (2009). Com tripla Especialização, sendo em: Gestão Escolar (ISULPAR, 2010); Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar (UFPR-Litoral, 2011), e, Coordenação Pedagógica (UFPR, 2014). Atualmente é Servidor estável na Prefeitura Municipal de Paranaguá, exercendo a função de Coordenador Pedagógico, desenvolveu atividades na UFPR como Professor Formador e Tutor a Distância nos anos de 2015 e 2016 na Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, no ano de 2012 atuou como Professor no IFPR nos cursos de Organizador de Eventos e Monitor de Recreação; Realiza pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Turismo; Educação; Diversidade Sexual; Consumo LGBT e Movimento LGBT. Busca no campo do Turismo compreender as influências do público LGBT no fenômeno.

Luiz Ernesto Brambatti, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Sociologia pela UFRGS. Professor do Programa de Mestrado em Turismo da UFPR (Curitiba-PR).

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

Neves, C. S. B., & Brambatti, L. E. (2019). O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer / LGBT Tourist Behavior Regarding Leisure Travel Consumption. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 11(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6501