Sustentabilidade no Turismo: Estudo da Gestão Ambiental em Empreendimento Hoteleiro da Região Sul do Brasil
Resumo
A preocupação com o meio ambiente e a sua preservação estende-se ao setor turístico, em especial aos meios de hospedagem, que implantam ações de gestão ambiental, atendendo a princípios da sustentabilidade. Como instrumento de gestão ambiental, a etapa de diagnóstico é fundamental para que sejam mapeadas todas as atividades dos hotéis, seus respectivos aspectos e impactos ambientais, para o estabelecimento de metas e objetivos de melhoria. Este estudo teve como objetivo obter um diagnóstico ambiental em um meio de hospedagem no sul do Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados formulários, questionário e observação direta. Verificou-se que o estabelecimento possui ações de gestão ambiental ainda na sua concepção e construção, como a utilização de painéis solares para aquecimento de água. Quanto aos colaboradores, aqueles encarregados do manejo direto dos resíduos sólidos não possuíam capacitação para tal função. Algumas iniciativas, como a eficiência energética, contribuem para o avanço da sustentabilidade ambiental, contudo, outros aspectos, como o gerenciamento dos resíduos, necessitam de reformulação, visando a melhoria contínua do processo de gestão ambiental no estabelecimento.
Sustainability in Tourism: Study on the Environmental Management of a Lodging Facility in Southern Brazil. The concern with the environment and its preservation has been extended to the tourism sector, in particular the lodging facilities, which
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).