A Responsabilidade Social do Movimento Étnico-Cultural de Ijuí/RS [Brasil] na formação, socialização e inclusão de jovens cidadãos
Palavras-chave:
Cultura, Responsabilidade Social, Cidadania, União das Etnias, Ijuí-RS, BrasilResumo
Esta pesquisa objetiva analisar a contribuição dos movimentos étnico-culturais de Ijuí e do Rio Grande do Sul [Brasil], no campo da responsabilidade social, inclusão e socialização de jovens cidadãos. O estudo, de natureza qualitativa descritiva, utilizou entrevistas com dirigentes, líderes e membros dos grupos étnicos da União das Etnias [UETI], para compreender como a entidade atua como agente transformador da sociedade, apoiando indivíduos de diferentes idades e classes sociais. A pesquisa explora a evolução do conceito de responsabilidade social nas casas ‘típicas’ ligadas à UETI, discutindo sua aplicação no contexto das organizações culturais. Os resultados mostram que a participação de jovens nos grupos étnicos impacta positivamente suas vidas pessoais e profissionais, mostrando a relevância do movimento na formação, socialização e inclusão desses cidadãos. Conclui-se que a UETI se destaca por promover uma sociedade mais cultural, inclusiva e cidadã, com a participação de diferentes atores sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).