Economia Circular nas Operações de um Meio de Hospedagem e a Vinculação com o Eixo Ambiental do ESG
Práticas do meio de hospedagem Sítio Crescer na Rota Via Orgânica [Garibaldi-RS, Brasil]
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i4p750Palavras-chave:
Turismo, Meios de Hospedagem, Economia Circular, Environmental, Social and Governance [ESG]Resumo
Preocupações com a sustentabilidade são registradas por pesquisadores, instituições e organizações de todo mundo, há várias décadas. Em 2004, surge o movimento Environmental, Social and Governance [ESG], apontando para o equilíbrio do desenvolvimento alinhando interesses de preservação do meio ambiente, questões sociais, econômicas e de governança. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar de que forma as práticas, realizadas em uma organização do segmento da hotelaria, se vinculam à economia circular, a partir dos princípios do eixo ambiental do ESG. Como metodologia, utilizou-se pesquisa descritiva, com estudo de caso e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e apreciados através de análise de conteúdo. Como principais achados, identificou-se a existência dos princípios da economia circular, por meio de suas práticas e do modelo de gestão, especialmente no eixo ambiental do ESG. Da concepção do empreendimento a materiais utilizados, o mobiliário, as relações com hóspedes, fornecedores, funcionários e a interação com a comunidade, foi possível identificar a preocupação, de forma sistêmica, com o eixo ambiental do ESG, com práticas da economia circular. A administração cuidadosa dos recursos, o estímulo à reutilização de materiais, o fortalecimento da cadeia de valor local e a colaboração com produtores regionais mostram como pequenos negócios podem atuar como estimulantes de mudanças sustentáveis no setor de turismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).