Revolução Sustentável
Como a estratégia ESG está redefinindo a gestão dos empreendimentos turísticos?
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i4p722Palavras-chave:
Turismo, ESG, Gestão, Empreendimentos TurísticosResumo
A revolução sustentável no setor de turismo, impulsionada pela adoção de estratégias de Environmental, Social and Governance [ESG], tem transformado significativamente a gestão dos empreendimentos turísticos. Este artigo visa analisar como a integração de práticas ESG redefine a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança corporativa no turismo. O objetivo geral é compreender os impactos e benefícios da adoção de práticas ESG nos empreendimentos turísticos. Os objetivos específicos incluem identificar as práticas ESG mais comuns no setor, avaliar os desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas turísticas, analisar se a estratégia ESG se relaciona com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODSs] e analisar os casos de sucesso na implementação dessas estratégias. A questão-problema investigada é: De que maneira a adoção de práticas ESG está influenciando a gestão sustentável dos empreendimentos turísticos?. A metodologia empregada envolve revisão bibliográfica de literatura acadêmica, artigos científicos e estudos de caso recentes. A conclusão ressalta que a adoção de estratégias ESG não apenas melhora a imagem e a competitividade das empresas turísticas, mas também contribui significativamente para a sustentabilidade ambiental e social, estabelecendo um novo padrão de gestão no setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).