Vinho e comensalidade:

um estudo com membros da Geração Z

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p528

Palavras-chave:

Comensalidade, Consumo, Vinho, Geração Z

Resumo

Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida.

Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida.

Biografia do Autor

Renan Pedroso Teixeira, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9643271002123963>. E-mail: trenanteixeira@gmail.com

Rafael Ferro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Universidade Anhembi Morumbi

Doutor. Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. http://lattes.cnpq.br/9643271002123963. E- mail: rafaelferro@ufrrj.br

Referências

Bardin, L. (2015). Análise de conteúdo. São Paulo: 70.

Bernier, E. T., Valduga, V., Gabardo, W. O., & Gândara, J. M. G. (2020). Enoturismo na região metropolitana de curitiba: realidades e desafios de um novo território do vinho. Pasos – Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 18(1), 39-56. Link

Britto Júnior, A. F., & Feres Júnior, N. (2011). A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência, 7(7), 237-250. Link

Boudon, R. (1995). Introdução. In: R. Boudon (org.), Tratado de sociologia (pp. 65-106). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Boutaud, J. J. (2011). Comensalidade: compartilhar a mesa. In A. Montandon (ed.), O Livro da Hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas (pp. 121-123). São Paulo: Senac.

Carneiro, H. S. (2010). Bebida, Abstinência e Temperança na História Antiga e Moderna. São Paulo: Senac.

Ceretta, S. B., & Froemming, L. M. (2011). Geração Z: Compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 3(2), 15-24. Link

Comte, A. (1998). Cours de philosophie positive. Paris: Hermann.

Contreras, J., & Gracia, M. (2011). Alimentação, Sociedade e Cultura. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Dilthey, W. (1989). Introduction to the human sciences. In W. Dilthey (org.), Selected Works, 1. Princeton: Princeton University Press.

Dolot, A. (2018). The characteristics of Generation Z. E-mentor, 2(2), 44-50. Link

Flandrin, J., & Montanari, M. (1998). História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade.

Gautier, J.-F. (2008). Vinho. Porto alegre: L&PM.

Gehrels, S. (2016). Liquid hospitality: Wine as the metaphor. In: C. Lashley (ed.), The Routledge Handbook of Hospitality Studies (pp. 263-275). Londres: Routledge.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Gimenes-Minasse, M. H. S. G. (2023). O fenômeno da comensalidade e suas funções sociais: uma discussão preliminar. Mangút: Conexões Gastronômicas, 3(1), 162-175. Link

Grignon, C. (2012). Comensalidad y morfología social: un ensayo de tipologías. Apuntes de investigación del CECYP, (22). Link

Locks, E. B., & Tonini, H. (2005). Enoturismo: o vinho como produto turístico. Turismo em Análise, 16(2), 157-173. Link

Mauss, M. (1974). Ensaio sobre a dádiva. In: M. Mauss (org.), Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU.

Moré, C. L. O. O. (2015). A entrevista em profundidade ou semiestruturada, no contexto da saúde: Dilemas epistemológicos e desafios da sua construção e aplicação. Atas – Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais, 3(1), 126-132. Link

Murgel, L. F. (2018). Hospitalidade, dádiva e comércio moderno: impasses e ambiguidades em campos da teoria antropológica. Anais... 31a Reunião Brasileira de Antropologia. São Paulo. Link

Murgel, L. F. (2020). O vinho como bem de consumo que vem "de fora": representações e práticas culturais de consumidores cariocas. Diálogo com a Economia Criativa, 5(13), 160-175. Link

Phillips, R. (2020). Uma Breve História do Vinho. São Paulo: Record.

Reis, J. T. (2015). Bebidas e Hospitalidade: produção científica no Brasil (2004-2012). Dissertação, Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, Brasil. Link

Room, R., & Mäkelä, K. (2000). Typologies of Cultural Position of Drinking. Journal of Studies on Alcohol, 61(3), 475-483. Link

Simmel, G. (2004). Sociologia da refeição. Revista Estudos Históricos, 1(33), 159-166. Link

Sidorcuka, I., & Chesnovicka, A. (2017). Methods of attraction and retention of generation Z staff. CBU International Conference Proceedings, 5(1), 807-815. Link

Sheringham, C., & Pheroza, D. (2007). Transgressing Hospitality: polarities and disordered relationships? In: C. Lashley, P. Lynch, & A. Morrison (eds.), Hospitality: A Social Lens (pp. 34-45). Londres: Routledge.

The International Organization of Vine and Wine. [O.I.V.] (2023). State of the vitiviniculture world market in 2022. Link

Thach, L., Riewe, S., & Camillo, A. (2020). Generational cohort theory and wine: Analyzing how Gen Z differs from other American wine consuming generations. International Journal of Wine Business Research, 31(1), 1-27. Link

Törőcsik, M., Kehl, D., & Szűcs, K. (2014). How generations think: Research on Generation Z. Acta Universitatis Sapientiae: Communicatio, 1(1), 23-45. Link

Ulin, R. C. (2023). The gifting of wine: Language, representation and the commodity form. In P. Howland (ed.), Wine and the Gift. Londres: Routledge.

Valduga, V. (2012). O desenvolvimento do enoturismo no Vale dos Vinhedos (RS/Brasil). Cultur: Revista de Cultura e Turismo, 6(2), 127-143. Link

Veeck, A., Lancendorfer, K., & Atkin, J. L. (2018). Network ties and interaction rituals: An examination of social drinking. Journal of Marketing Management, 34(9-10), 775-795. Link

Visser, R. O. de. (2012). The social contexts of alcohol use. In: R. Cooke, D. Conroy, E. L. Davies, M. S. Hagger, & R. O. Visser (eds.), The Palgrave Handbook of Psychological Perspectives on Alcohol Consumption (pp. 135-157).

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Teixeira, R. P., & Ferro, R. C. (2024). Vinho e comensalidade:: um estudo com membros da Geração Z. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 16(3). https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p528