Vinho e comensalidade:

um estudo com membros da Geração Z

Autores

Palavras-chave:

Comensalidade, Consumo, Vinho, Geração Z

Resumo

Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida.

Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida.

Biografia do Autor

Renan Pedroso Teixeira, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9643271002123963>. E-mail: trenanteixeira@gmail.com

Rafael Ferro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Universidade Anhembi Morumbi

Doutor. Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. http://lattes.cnpq.br/9643271002123963. E- mail: rafaelferro@ufrrj.br

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Teixeira, R. P., & Ferro, R. C. (2024). Vinho e comensalidade:: um estudo com membros da Geração Z. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 16(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/13031