A importância da comunicação qualificada de ideias no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n10.01Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Pensamento Crítico, Natureza da Ciência, Qualificação de Ideias, Termos GuardaResumo
O ensino de ciências envolve aspectos que vão além dos chamados produtos científicos: ideias, teorias, hipóteses, leis e resultados. Qualquer educação que almeje a compreensão plena da ciência como um empreendimento humano deve incorporar no seu ensino das matérias científicas qualidades epistemológicas da natureza da ciência. Uma das estratégias para o fomento da compreensão dessas características é o emprego formal da qualificação de ideias através de termos guarda. Aqui, discutimos algumas das características epistêmicas da ciência e sua conexão com a qualificação de ideias em sala de aula: o falibilismo epistemológico, a abertura a novas ideias e o processo de revisão contínua.. Argumentamos que o emprego de frases e termos que melhor demonstrem a força das evidências que existem para uma dada ideia são capazes de melhor refletir a presença destes elementos durante o processo científico. A substituição de termos como “provado” ou “foi comprovado que” por “provável” ou “evidências indicam que” descreve mais adequadamente o status epistêmico das ideias científicas, que não estão fixadas entre verdadeiro ou falso, mas sim contidas em um complexo espectro de probabilidades. Reforçar o ensino de ciências com ênfase no entendimento da natureza da ciência pode auxiliar a resolver problemas modernos, como a crescente descrença nos esforços de cientistas e nos produtos de suas pesquisas, como vacinas e medicamentos, bem como dosar razoavelmente a força com a qual podemos depositar nossas crenças neles.
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