A gamificação e suas críticas: uma leitura dos jogos a partir da arte-educação

Authors

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruno Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Gamificação, Estudos Críticos, Arte-Educação, Jogos, Videogame.

Abstract

Este artigo constitui recorte de uma pesquisa em andamento, representando parte dos estudos críticos sobre gamificação e um diálogo entre autores que vêm elaborando, desde 2011, duas frentes críticas à gamificação e à motivação daqueles que a “evangelizam” como um trunfo pedagógico – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e à falta da participação dos alunos na sua elaboração. A partir do campo estabelecido por tais estudos e apoiados sobre princípios epistemológicos e metodológicos dos estudos das áreas da educação e da arte/educação, privilegiamos uma leitura que busca uma relação mais analítica e menos atravessada pelo marketing da indústria do entretenimento.

Author Biographies

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Educação da UFRGS. Linha de Arte, Linguagem e Currículo.

Bruno Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Educação da UFRGS. Linha de Arte, Linguagem e Currículo.

Published

2020-12-22

How to Cite

Pillar, A. D., & Dorneles, B. (2020). A gamificação e suas críticas: uma leitura dos jogos a partir da arte-educação. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 341–365. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9195

Issue

Section

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME