A gamificação e suas críticas: uma leitura dos jogos a partir da arte-educação

Autores

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruno Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Gamificação, Estudos Críticos, Arte-Educação, Jogos, Videogame.

Resumo

Este artigo constitui recorte de uma pesquisa em andamento, representando parte dos estudos críticos sobre gamificação e um diálogo entre autores que vêm elaborando, desde 2011, duas frentes críticas à gamificação e à motivação daqueles que a “evangelizam” como um trunfo pedagógico – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e à falta da participação dos alunos na sua elaboração. A partir do campo estabelecido por tais estudos e apoiados sobre princípios epistemológicos e metodológicos dos estudos das áreas da educação e da arte/educação, privilegiamos uma leitura que busca uma relação mais analítica e menos atravessada pelo marketing da indústria do entretenimento.

Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Educação da UFRGS. Linha de Arte, Linguagem e Currículo.

Bruno Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Educação da UFRGS. Linha de Arte, Linguagem e Currículo.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Pillar, A. D., & Dorneles, B. (2020). A gamificação e suas críticas: uma leitura dos jogos a partir da arte-educação. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 341–365. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9195

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME