OS DESAFIOS DE UMA COMUNIDADE DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO RIO SUL VALLEY NA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE | THE CHALLENGES OF AN INNOVATION COMMUNITY: A CASE STUDY OF THE RIO SUL VALLEY IN THE MIDDLE PARAÍBA FLUMINENSE REGION
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Inovação, Startups.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a comunidade de inovação Rio Sul Valley que teve início em meados de 2016 nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. O Rio Sul Valley possui atualmente mais de trezentos participantes que trabalham na ótica de três pilares: mapeamento, educação e conexão entre os componentes. O método utilizado foi o estudo de caso e para a coleta de dados foram realizados: (i) participação em reuniões (meetups) (ii) survey com integrantes da comunidade, disponibilizado aos participantes da comunidade Rio Sul Valley no grupo do Whatsapp, na página do Facebook e na plataforma do Meetup e (ii) entrevistas semiestruturadas, de forma presencial com empreendedores e participantes do Rio Sul Valley. Os principais resultados indicam uma fraca atuação do poder público, uma ainda tímida contribuição das instituições de ensino da região, bem como a ausência de um ecossistema de inovação que apoie as ações de empreendedorismo tecnológico e criação de startups.
=====================================
DOI: 10.18226/23190639.v8n2.06
Andrea Soares Ferreira Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Brasil.
E-mail: andrea.ferreira@ifrj.edu.br
André Ferreira*, Universidade Federal Fluminense (UFF). Brasil.
E-mail: andref@id.uff.br
Submetido: Março 2020
Aceito: Junho 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.