UMA PROPOSTA SIMPLIFICADA DO DESIGN THINKING PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ATENDIDAS NO PROGRAMA ALI À LUZ DE BROWN (2008) | A SIMPLIFIED PROPOSAL OF THINKING DESIGN FOR MICRO AND SMALL BUSINESSES REGISTERED IN THE ALI PROGRAM IN LIGHT OF BROWN (2008)
Palavras-chave:
Agentes Locais de Inovação. Design Thinking. Inovação. Micro e Pequenas Empresas.Resumo
Este artigo teve como objetivo propor a metodologia simplificada de design thinking desenvolvida por Brown (2008) para solucionar problemas nas empresas já atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI). O estudo baseia-se em uma análise de três micro e pequenas empresas (MPEs) de Aracaju aqui denominadas de A, B e C. Para a realização da pesquisa, foi feita uma rodada de design thinking em um local específico, a fim de que os três empresários, representando suas respectivas empresas, participassem e, com isso, permitissem a análise da percepção dos sujeitos na utilização da abordagem. Pelo fato de os empresários do programa ALI já conhecerem métodos inovativos e serem abertos à inovação, a proposta do artigo é propor a metodologia de Brown (2008) do design thinking para os empresários que já participaram do programa ALI entre 2014 e 2016. Essas empresas foram selecionadas pelo fato de se mostrarem adeptas do processo de inovação e são do segmento de serviços: sendo uma desenvolvedora de software, e duas das organizações são instituições educacionais. A pesquisa possui características descritivas propostas pela metodologia de Brown (2008) que se elencam nas três fases: inspiration, ideation e implementation. Para tanto, foi feita uma abordagem de múltiplos casos e uma análise que os empresários se comprometeram a adotar como prática das inovações em suas organizações. No mais, as MPEs ganham vantagens na interação com os demais empresários, principalmente conhecimento, troca de informações e networking estabelecidos.
=============================================
DOI: 10.18226/23190639.v9n1.01
Margareth de Souza Costa*, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.
E-mail: margarethsouza.costa@gmail.com
David Nunes da Cunha, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.
E-mail: david.cunha@delmiro.ufal.br
Débora Eleonora Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Brasil.
E-mail: dsilva.ufs@gmail.com
Submetido: Julho 2019
Aceito: Outubro 2020
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.