O NARCISISMO DO CONSUMIDOR E AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING: UMA ABORDAGEM TEÓRICA | CONSUMER NARCISSISM AND MARKETING STRATEGIES: A THEORETICAL APPROACH

Autores

  • Ricardo Antonio Reche
  • Adriana Locatelli Bertolini
  • Rochele Rigatti Debona

Palavras-chave:

Narcisismo, Consumidor, Estratégias de Marketing.

Resumo

O narcisismo é um termo oriundo da psicologia, mas que tem encontrado campo fértil na descrição de grupos de consumidores que têm expressado maior preocupação com o “eu”. O marketing, neste sentido, tem explorado este traço da personalidade humana em diversos segmentos da publicidade, atuando no sentido de explorar mercados e influenciar atitudes. Como consequência, profissionais do marketing estão estabelecendo novas estratégias que atraem este novo consumidor, explorando comercialmente estes perfis. Neste contexto, o objetivo geral do artigo consiste em analisar como o narcisismo, enquanto tendência, pode influenciar as estratégias de marketing. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e objetivo exploratório. A análise dos dados se deu mediante a técnica de análise de conteúdo, dividida em três categorias a priori: “o indivíduo narcisista” (conceitos e caracterizações), “o consumidor narcisista” (definições e implicações em termos de hábitos de consumo) e “a exploração mercadológica do narcisismo” (como o marketing pode se apropriar do perfil de consumo narcisista). Os resultados apontam que características da personalidade narcisista afetam o comportamento de compra do indivíduo, o qual objetiva uma atenção voltada para si e uma busca por produtos e serviços que o representem, fazendo-o se sentir exclusivo. Ainda, estratégias de marketing pautadas na cocriação de valor e na personalização atendem ao consumidor narcisista. 

 

 

DOI: 10.18226/23190639.v7n3.08

 

Ricardo Antonio Reche*, Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL). Brasil.

E-mail: ricardo.reche@fisul.edu.br

 

Adriana Locatelli Bertolini, Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL). Brasil.

E-mail: locatelli.bertolini@gmail.com

 

Rochele Rigatti Debona , Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL). Brasil.

E-mail: rochele.cheli@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Submetido: Março 2019

Aceito: Outubro 2019

*Contato para Correspondência

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Publicado

2020-04-24

Como Citar

Reche, R. A., Bertolini, A. L., & Debona, R. R. (2020). O NARCISISMO DO CONSUMIDOR E AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING: UMA ABORDAGEM TEÓRICA | CONSUMER NARCISSISM AND MARKETING STRATEGIES: A THEORETICAL APPROACH. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 7(3), 165–184. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7209

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