ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO: PROPOSTA DE UM MODELO DE GOVERNANÇA PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO | ECOSYSTEMS OF INNOVATION: PROPOSAL OF A MODEL OF GOVERNANCE FOR THE BRAZILIAN ARMY
Palavras-chave:
Ecossistemas de Inovação, Parques Tecnológicos, Governança, Exército Brasileiro.Resumo
Neste artigo propõe-se identificar os parques tecnológicos existentes nas sedes das regiões militares do Exército Brasileiro, com a premissa de que esses ambientes, inseridos nos ecossistemas de inovação, são habitats capazes de comporem núcleos de inovação tecnológica do Exército Brasileiro. O problema decorre da necessidade da instituição de implantar uma estrutura de governança que promova o desenvolvimento de inovações, de forma descentralizada, em proveito da presença do Exército em todas as regiões do país. Para tanto, metodologicamente, optou-se por se realizar uma pesquisa com abordagem exploratória, qualitativa e descritiva, e o estudo do caso do Exército Brasileiro. Foi possível concluir que a implantação de núcleos de governança de inovação do Exército Brasileiro, inseridos em Parques Tecnológicos, possibilitará a interação da Tríplice-Hélice (governo-indústria-academia), de forma colaborativa, a fim de reforçar a expressão científico-tecnológica dos atores envolvidos e impulsionar o desenvolvimento nas dimensões social e econômica conforme as potencialidades regionais.
-----
DOI: 10.18226/23190639.v6n3.02
Marcus Vinicius Gonçalves da Silva*, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Brasil.
E-mail: marvin.gsilva@gmail.com
Djalma de Sá, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Brasil.
E-mail: djalmadesa@gmail.com
Luiz Márcio Spinosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Brasil.
E-mail: m.spinosa@pucpr.br
Submetido: Maio 2018
Aceito: Agosto 2018
*Contato para Correspondência
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.