COMPETÊNCIAS PARA INOVAÇÃO COLABORATIVA: UM ESTUDO ENTRE ALUNOS DE GRADUAÇÃO | COMPETENCES FOR COLLABORATIVE INNOVATION: A STUDY AMONG UNDERGRADUATE STUDENTS

Autores

  • Ingrid Natalin Wilde Grazziotin Universidade Feevale
  • Serje Schmidt Universidade Feevale http://orcid.org/0000-0002-5710-1828
  • Cristiane Froehlich Universidade Feevale
  • Raquel Engelman Universidade Feevale

Palavras-chave:

colaboração, inovação, competências

Resumo

A inovação colaborativa surgiu da interação entre empresas, possibilitando reduzir custos de pesquisa e desenvolvimento, dividir recursos, entrar mais facilmente em novos mercados, entre outros. Entretanto, as empresas necessitam organizar e preparar seus recursos internos, por meio da identificação e do desenvolvimento de competências para lidar com essa realidade. Este estudo buscou sintetizar essas competências e compará-las em diferentes áreas de formação de nível superior, sob a perspectiva de alunos da Universidade Feevale, situada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O método utilizado para a pesquisa foi o descritivo, com aplicação de questionários com alunos da Universidade Feevale. Os principais resultados confirmam a importância da competência confiança para a inovação colaborativa, bem como das competências liderança e o comprometimento com o sucesso mútuo.

DOI: 10.18226/23190639.v5n3.06

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Grazziotin, I. N. W., Schmidt, S., Froehlich, C., & Engelman, R. (2018). COMPETÊNCIAS PARA INOVAÇÃO COLABORATIVA: UM ESTUDO ENTRE ALUNOS DE GRADUAÇÃO | COMPETENCES FOR COLLABORATIVE INNOVATION: A STUDY AMONG UNDERGRADUATE STUDENTS. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 5(3), 121–144. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5681

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.