PRÁTICA ESTRATÉGICA NAS ROTINAS DA FIRMA INOVADORA: CAPACIDADE DE ABSORVER CONHECIMENTO PARA MANTER A INOVAÇÃO | STRATEGIC PRACTICE IN THE ROUTINES OF THE INNOVATIVE FIRM: CAPACITY TO ABSORVE KNOWLEDGE TO MAINTAIN INNOVATION
Palavras-chave:
Visão baseada em atividades. Firma inovadora. Rotina. Capacidade absortivaResumo
Os recursos que conferem vantagem competitiva são construídos nas atividades diárias dos atores organizacionais ao longo do tempo. E, dado as mudanças constantes no ambiente, estes recursos precisam ser reconfigurados continuamente. Estudos recentes em estratégia, além de buscar entender quais são estes recursos, preocupam-se também sobre como são construídos e reconstruídos por meio das práticas dos atores/estrategistas. A abordagem das capacidades dinâmicas evoluiu no sentido de demonstrar como as organizações aprendem e assimilam o conhecimento a partir de fontes externas, por meio da perspectiva da capacidade absortiva (CA). Este processo é desencadeado em meio às rotinas da organização. Assim, este artigo tem o objetivo de oferecer contribuição aos estudos de gestão estratégica em firma inovadora, tecendo considerações sobre o desenvolvimento e manutenção das capacidades de inovação que são promovidas por meio das práticas realizadas pelos atores da organização. Como resultado é apresentado uma proposição de articulação teórica entre dois constructos principais: estratégia como prática e capacidade absortiva, sendo que a discussão tem como contexto a rotina da firma inovadora. A rotina é considerada padrão comum de uma organização, no entanto deve estar apta a mudança/inovação. Dessa forma, demonstrou-se teoricamente que a firma inovadora precisa desenvolver e ampliar a capacidade de absorver conhecimento externo e assim estar preparada para perceber as oportunidades no ambiente em que se insere e ser capaz de efetuar mudanças contínuas em suas rotinas. A inovação, como uma prática estratégica, concretiza-se por meio das ações diárias realizadas pelas pessoas que estão imersas nessas rotinas.
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