INOVATIVIDADE ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO INOVADOR EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO | ORGANIZATIONAL INNOVATIVENESS AND INNOVATIVE PERFORMANCE IN SUPERMARKETS: A MULTIPLE CASE STUDY
Palavras-chave:
Inovatividade organizacional, Desempenho inovador, Supermercados.Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as dimensões da inovatividade organizacional e o desempenho inovador em supermercados a partir da visão dos seus gestores e colaboradores. A pesquisa é de caráter descritivo, quali-quantitativo, aplicada por meio de um estudo de caso múltiplo em dois supermercados, com entrevista aos seus gestores e aplicação de questionário aos colaboradores. As principais conclusões foram: a identificação da presença de algumas dimensões da inovatividade organizacional e aspectos importantes relacionados a dimensões da teoria quanto a inovatividade, principalmente voltados a questão de relacionamentos, cultura e aprendizagem. Percebeu-se que os gestores são abertos para ideias de seus colaboradores, entretanto, nota-se a falta de envolvimento destes, mostrando pouca pró-atividade, necessitando assim, a contratação de agentes externos. Aprendizagem, liderança, cultura e relacionamentos são fatores que contribuem para a inovatividade, sendo que estes foram identificados em ambas as organizações, além disso, estas evidencias ocorreram com base nas respostas de gestores e funcionários.
DOI: 10.18226/23190639.v5n2.05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.