IDENTIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS USADAS EM PUBLICAÇÕES EM INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL | IDENTIFICATION AND CATEGORIZATION OF THE MAIN REFERENCES CONSIDERED IN PUBLICATIONS ABOUT ORGANIZATIONAL INNOVATION
Resumo
O tema de Inovação Organizacional vem ganhando destaque enquanto área de estudo ao longo dos anos estudados. Essa importância se dá pelo fato dos pesquisadores deixarem de entender a inovação apenas como um fenômeno relacionado com os aspectos tecnológicos e passarem a focar nas modificações que ocorrem nas organizações derivada de processos de inovação. Esse novo olhar foi fundamental para que a área despontasse como tema de estudo. Por essa razão, esse trabalho objetivou verificar o perfil da produção acadêmica sobre o tema inovação organizacional publicados em periódicos científicos indexados na base de dados Web of Science entre a década de 1960 e 2015. Após análise bibliométrica e análise fatorial exploratória, foram encontradas oito categorias, a se saber: comportamento inovador e inovação técnica, tecnologia, inovação tecnológica e ambiente competitivo, instrumentos usados na medição de comportamento inovador, tipos de inovação, antecedentes de criatividade e inovação, instrumentos usados na pesquisa em inovação; e antecedentes de inovação organizacional. O periódico que possui maior número de publicação sobre Inovação Organizacional é o Journal of Business Research, totalizando 23 artigos na amostra estudada. Quanto ao artigo, o mais citado é o “A dynamic theory of organizational knowledge creation” de Ikujiro Nonaka, com 3499 citações publicado no periódico Organization Science em 1994.
DOI: 10.18226/23190639.v5n2.06
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.