ANÁLISE COMPARATIVA E RELACIONAL ENTRE A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL E O DESIGN THINKING PARA GESTÃO DE INOVAÇÃO | COMPARATIVE AND RELATED ANALYSIS BETWEEN THE BLUE OCEAN STRATEGY AND THE THINKING DESIGN FOR INNOVATION MANAGEMENT

Autores

  • Rodrigo Diego de Oliveira Pós-Graduação Universidade Positivo

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Oceano Azul, Design Thinking

Resumo

O artigo apresenta uma análise comparativa e relacional resultante de pesquisa bibliográfica sobre a Estratégia do Oceano Azul apresentada por Kim e Mauborgne (2005) e da abordagem do Design Thinking, difundida por Brown (2010). Tem como objetivo apresentar as diferenças e similaridades entre as abordagens de forma a facilitar o entendimento sobre estas e auxiliar gestores na escolha sobre qual abordagem aplicar. Devido a crescente competição por fatias de mercado em contração onde a oferta está ultrapassando a demanda, as empresas se obrigam a abandonar as abordagens de gestão tradicionais em prol de outras voltadas para inovação, que proporcionam mais lucros e a exploração de mercados antes não percebidos, ou a criação de mercados até então inexistentes. Entre estas estratégias a Estratégia do Oceano Azul se apresenta como uma forma inovadora de pensar o planejamento estratégico dentro das empresas, tendo como pilar a inovação de valor que consiste em reduzir custos e ampliar o valor para o comprador. Outra abordagem focada em inovação que vem ganhando notoriedade no mercado é o Design Thinking, que consiste em recriar modelos de negócios e gerar novos mercados a partir das necessidades humanas, explorando o modelo de pensamento dos designers. Este artigo proporciona ao gestor melhor compreensão acerca das duas abordagens para que este encontre melhores formas de entender o seu mercado, produto, serviço ou cliente, reduzindo assim os riscos inerentes de um projeto de inovação, ampliando as chances das empresas obterem sucesso e tornar a concorrência irrelevante através de uma gestão inovadora.

DOI: 10.18226/23190639.v5n3.01

Biografia do Autor

Rodrigo Diego de Oliveira, Pós-Graduação Universidade Positivo

Rodrigo Diego de Oliveira, Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Tuiuti do Paraná, Especialista em Design Centrado no Usuário e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Positivo, Mestrando em Design de Sistemas de Informação na Universidade Federal do Paraná, UX Designer na Agrotis Agroinformática. Pesquisa sobre design centrado no usuário, interação humano-computador, usabilidade e gestão de inovação.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Oliveira, R. D. de. (2018). ANÁLISE COMPARATIVA E RELACIONAL ENTRE A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL E O DESIGN THINKING PARA GESTÃO DE INOVAÇÃO | COMPARATIVE AND RELATED ANALYSIS BETWEEN THE BLUE OCEAN STRATEGY AND THE THINKING DESIGN FOR INNOVATION MANAGEMENT. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 5(3), 1–23. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5011

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.