A Colaboração na Cadeia de Suprimentos e seu Impacto nas Capabilidades e no Desempenho Operacional das Empresas de Bens de Capital.
Palavras-chave:
Cadeia de Suprimentos, Colaboração, Capabilidade Operacional, Desempenho Operacional.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a importância das práticas da colaboração, caracterizadas aqui como o compartilhamento de recursos, o de informações e os objetivos comuns, e o seu impacto nas capabilidades operacionais de qualidade, flexibilidade e entrega e no desempenho operacional, caracterizado neste estudo pela redução de custo e melhoria de processos, nas empresas de bens de capital instaladas no Brasil. A pesquisa foi dividida em duas fases, em uma primeira fase foram realizadas dez entrevistas em profundidade, com gerentes e diretores de empresas multinacionais deste setor, com posterior análise de conteúdo. Ainda nesta fase foi realizada uma pesquisa estimulada com o objetivo de identificar as possíveis lacunas não identificadas quando da entrevista espontânea. Na segunda fase foi utilizado um questionário estruturado, fundamentado em autores da gestão da cadeia de suprimentos, colaboração, capabilidades e desempenho operacional, enviado para 40 empresas do setor. Os resultados obtidos mostraram que as práticas colaborativas ainda são pouco utilizadas nas empresas de bens de capital, especialmente as relacionadas ao compartilhamento de recursos, tanto materiais como humanos. Também pode se constatar que existiam poucas diferenças entre as respostas quando consideradas a função do respondente, o porte da empresa e o fator motivador da compra de bens de capital. Todavia, nas empresas pesquisadas, pode ser constatada a importância das práticas colaborativas e o seu impacto nas capabilidades e no desempenho operacional destas organizações.
DOI: 10.18226/23190639.v3n3.05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.