NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA: UM DIAGNÓSTICO SETORIAL | NUCLEUS OF TECHNOLOGICAL INNOVATION IN THE FEDERAL UNIVERSITY OF BAHIA RECÔNCAVO: A SECTOR DIAGNOSIS
Resumo
O desenvolvimento tecnológico do país promove o aquecimento da economia, principalmente quando se trata da produção de ciência de ponta e do setor produtivo, fatores que buscam disseminar o conhecimento científico, logo o incentivo a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) tem sido priorizado através de programas de apoio e fomento. É a partir da ótica do processo de inovação e seu impacto no desenvolvimento tecnológico, que se pretendeu estudar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Portanto, o objetivo deste artigo é investigar como o NIT concebe o seu plano estratégico dentro das políticas em CT&I, através da análise da existência de um planejamento estratégico e se ele é utilizado para fomentá-las. A pesquisa foi conduzida através de estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo, que serviu para compreender as variáveis interna e externa do NIT, usando a matriz SWOT. Foi utilizada entrevista com roteiro semi-estruturado, aplicada aos gestores do NIT e coordenadores dos Programas da Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, no período de 2008 a 2012. Os resultados da pesquisa apontam diversos fatores críticos para a consolidação das atividades do NIT, tais como: à ausência de normativos institucionais, quadro de servidores insuficiente para atender as demandas do núcleo, falta de apoio institucional, à falta de equipamentos, além da inexistência de parcerias com empresas e a operacionalização das questões jurídicas. Por fim, por contribuição, o NIT precisa atuar de forma efetiva no que diz respeito à implantação de uma política pública em (CT&I), capaz de torná-lo uma referência na promoção de ações voltadas à inovação e transferência de tecnologia na região.
DOI: 10.18226/23190639.v5n1.02
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.