O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Jackson Cittadin Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Aline Silva Autran de Morais Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Rosana da Rosa Portella Tondolo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Edina Santos Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Palavras-chave:

Marketing. Pequenas Empresas. Produção Científica. Estudo Bibliométrico.

Resumo

 

O presente estudo visa mapear o estado da arte das publicações científicas nacionais em marketing para pequenas empresas, publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2014. Para tanto se utilizou do estudo bibliométrico a partir da análise de um portfólio de artigos selecionados nas bases Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Na metodologia foi utilizada a abordagem mista com pesquisa documental e levantamento de dados secundários. A análise de dados se deu por análise de conteúdo e estatística descritiva. Com relação aos resultados foi evidenciado que dentre os principais pesquisadores da área está a Dra. Rivanda Teixeira, a qual publicou 5 artigos no portfólio, dentre eles “Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento”. Este artigo foi o mais relevante do portfólio analisado com 36 citações no Google acadêmico. Já os principais temas abordados foram empreendedorismo, estratégias de marketing e marketing de relacionamento. Com relação aos periódicos, destacam-se a Remark e a RAM, e a principal universidade foi a USP. São Paulo foi o estado com maior número de pesquisas sobre o tema e o comércio o principal setor estudado. Com relação à metodologia, as abordagens qualitativa e quantitativa foram as mais utilizadas, incluindo levantamento de campo, questionários auto administrados e estatística descritiva.

DOI: 10.18226/23190639.v3n3.06

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Bessa Sarquis, A., Cittadin, J., Silva Autran de Morais, A., Tondolo, R. da R. P., & Santos, E. (2016). O Estado da Arte do Tema Marketing para Pequenas Empresas: Um estudo bibliométrico da produção científica nacional. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 3(3), 109–134. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3881

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.