Processo de decisão de compra do empreendedor autônomo
Palavras-chave:
Decisão de compra. Empreendedor autônomo. Comprador organizacional. Comportamento do consumidorResumo
Entender o processo de decisão de compra de seus consumidores é uma questão central de marketing. Na literatura, é possível encontrar modelos clássicos do processo de decisão de compra individual e organizacional. No entanto, tem se observado o crescimento e influência na economia de profissionais empreendedores autônomos (EA). Assim, o objetivo geral deste estudo foi definir o processo de decisão de compra do consumidor EA. Para alcançar esse objetivo, um modelo inicial foi proposto e a partir deste, estruturou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Objetivando testar o modelo proposto, foi realizada uma pesquisa com 350 profissionais de estética, categoria essa definida para representar o EA no estudo. Baseando-se nos dados obtidos, foi gerado um modelo final, diferente do modelo proposto inicialmente, composto por cinco etapas: opções de produtos/serviços, opções de fornecedores, avaliação de alternativas relacionadas às necessidades dos clientes, compra e pós-compra/análise do resultado. Este estudo teve como principal contribuição acadêmica a proposição e teste de um modelo do processo de decisão de compra do EA, vez que estes modelos são raros na literatura.
DOI: 10.18226/23190639.v3n2.02
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