Comportamento dos consumidores masculinos em um shopping center de Belo Horizonte

Autores

  • Valcir Marcilio Farias Faculdade Ciências da Vida

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Subjetividade consumo, Etnografia do consumo.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo aprofundar a discussão sobre conhecimentos acerca do valor simbólico das marcas e como essa simbologia influencia o comportamento dos consumidores. Buscou-se a partir de um estudo etnográfico, com 16 participantes que foram observados ocultamente durante três meses, feitas entrevistas em profundidade (coletiva e individualmente), demonstrar como o valor simbólico das marcas traz significado para o consumo e como o consumo influencia a interação social pela individuação e socialização por intermédio da subjetividade do consumo. Foi verificado que a subjetividade do significado de se consumir um ou outro produto influencia e é influenciada pelo comportamento individual e coletivo. As marcas comunicam o pertencimento social e demarcam semelhanças e dessemelhanças entre indivíduos e grupos sociais, e funcionam como recurso simbólico da formação do “eu” e quando são usadas pelo consumidor nas interações sociais e somente são significadas quando seus signos são usados pelos consumidores em suas interações sociais.

DOI: 10.18226/23190639.v3n2.03

Biografia do Autor

Valcir Marcilio Farias, Faculdade Ciências da Vida

Diretor Geral da Faculdade Ciências da Vida; Coordenador do curso de administração; Presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

Farias, V. M. (2015). Comportamento dos consumidores masculinos em um shopping center de Belo Horizonte. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 3(2), 51–65. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3674

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.