UNIVERSITY MANAGEMENT IN THE LIGHT OF SENSEMAKING AND PRACTICES

An integrative literature review

Autores

Palavras-chave:

Sensemaking

Resumo

As organizações de ensino superior têm perpassado por diversas mudanças nos últimos trinta anos. Entre as origens dessas alterações destacam-se as políticas governamentais que atribuíram às entidades de ensino maior autonomia e responsabilidade gestionária, o que contribuiu para o incremento da lógica mercadológica na gestão dessas entidades. Sob tais influências, agentes universitários têm experimentado diversos processos de construção de novos sentidos e estabelecimento de respostas às mudanças em seus ambientes, o que se desdobra em diferentes percepções, estratégias e conflitos. A partir das lentes teóricas do sensemaking e das teorias das práticas, esta pesquisa bibliográfica integrativa investigou como reordenações universitárias têm sido tratadas na literatura especializada. Considerando os critérios estabelecidos, a pesquisa encontrou 14 estudos que enfatizavam processos de sensemaking e desdobramentos práticos como decorrências de mudanças organizacionais no âmbito universitário. Os resultados abordam: (i) as maneiras pelas quais a autonomia adquirida pelas entidades de ensino tem sido operacionalizada por meio do estabelecimento de sistemas emancipados de gestão; (ii) a inserção de diretrizes curriculares direcionadas para o desempenho de discentes no mercado de trabalho e (iii) as perturbações de professores e chefes de departamento que tendem a questionar suas atuações enquanto líderes estratégicos das universidades. O trabalho traz contribuições para a comunidade acadêmica por apontar as adversidades e os desafios do campo na atualidade e as formas em que as mesmas têm sido significadas e respondidas, o que pode contribuir com futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Juliano Silva Cougo, Doutorando em Administração por Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras – MG (PPGA-UFLA).

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL). Bacharel em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão como Prática Social (NEGEP/UFLA). Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de estudos construcionistas, modelos alternativos de economia, e diversidade nas organizações.

Iasmin Ribeiro Diniz, Doutoranda em Administração na UFLA - Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Membro ativo do NEORGS - Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade da UFLA - Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras em 2023 com a dissertação intitulada: A implementação do ensino remoto emergencial em um curso de Administração de uma Universidade Federal. Bolsista em Iniciação Científica na Universidade Federal de Lavras - UFLA de 2018 a 2019 com o projeto de pesquisa sobre Vida de Professores do Ensino Superior. Participante do Projeto de Pesquisa sobre Histórias de Vida de Docentes e Futuros Docentes da Educação Superior: Formação e Autoformação de 2019 a 2020. Estagiária em Projetos e Melhoria Contínua (Qualidade) na VETBR Saúde Animal de 2016 a 2018.

Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) com ênfase de pesquisa em Organizações, Gestão e Sociedade. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Bacharel em Administração Pública pela mesma instituição (2012-2017). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão em Prática Social (NEGEP) e do Núcleo Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (NEORGS). Atualmente atua como tutora de cursos presenciais, semipresenciais e à distância do Centro Universitário de Lavras (MG), com destaque para Administração e cursos afins.

Dany Flávio Tonelli, Professor Associado na UFLA - Universidade Federal de Lavras

Dany Flávio Tonelli possui mestrado (2004-2005) e doutorado (2008-2011) em Administração com ênfase em Organizações, Mudanças e Estratégia pelo PPGA/UFLA. Realizou estágio pós doutoral atuando como Visiting Scholar na Universidade do Texas em Austin no Innovation Creative Capital Institute - IC2, com bolsa do CNPq (2022-2023). É professor associado do Departamento de Administração Pública (DAP/UFLA). Exerceu a função de diretor pro tempore na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UFLA (2020-2022). Participou como professor visitante em programa do Research Institute of the University of Bucharest - Romania (jan-fev 2019). Atuou como pró-reitor adjunto na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC - 2016-2020) e como responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social (CODETS-PROEC - 2015-2020). Entre 2009 e 2011 foi professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Está vinculado aos programas de pós-graduação em Administração e Administração Pública (PPGA e PPGAP -UFLA). Atua no ensino e em projetos financiados por órgãos de fomento desde 2012. É líder do grupo do grupo de pesquisa e vice coordenador do NIESP - Núcleo de Estudos em Inovação, Empreendedorismo e Setor Público.Tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão em temas como (i) Inovação Colaborativa no Setor Público, (ii) Empreendedorismo de Base Tecnológica, (iii) Governança Colaborativa; (iv) Tecnologias de Gestão Pública e (v) demais temas de ciência, tecnologia, inovação e sociedade.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

Silva Cougo, J., Ribeiro Diniz, I., Thaiane Tercino de Araújo, E., & Flávio Tonelli, D. (2024). UNIVERSITY MANAGEMENT IN THE LIGHT OF SENSEMAKING AND PRACTICES: An integrative literature review. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 11(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/13627

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