CULTURA DE INOVAÇÃO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE SOLUÇÕES ENERGÉTICAS: UM ESTUDO DE CASO NA CEMIG SIM
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.07Palavras-chave:
inovação, cultura de inovação, competitividade, empresa pública, setor elétricoResumo
O artigo discorre sobre a cultura de inovação como fator de estímulo à competitividade em uma empresa de soluções energéticas. A pesquisa, de caráter exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, teve como objetivo identificar a partir da entrevista estruturada e da pesquisa documental, quais são os elementos para estímulo da cultura de inovação adotados pela Cemig Sim, subsidiária de soluções energéticas da Companhia Energética de Minas Gerais. O roteiro de perguntas foi composto por 22 questões, sendo aplicado ao Gerente de Marketing, Cultura e Customer Success. Após a coleta de dados, as diretrizes de estímulo à inovação adotadas pela Cemig Sim foram comparadas com o modelo proposto por Dutra e Almeida, de 2018, no sentido de analisar as práticas realizadas pela empresa e apontar os destaques e eventuais oportunidades de melhoria. Verificou-se que das 33 variáveis propostas pelo modelo mencionado, a Cemig Sim preenche plenamente 26 categorias, representando 78,7% de completude. Podem ser citados como destaque iniciativas como a tolerância ao erro; organizações que aprendem; trabalho em equipe multifuncional; processos e ferramentas de geração de novas ideias; conhecer clientes atuais e potenciais/buscar ideias fora da organização; apoio explícito da alta direção à inovação; criação e manutenção de uma estrutura organizacional flexível e autonomia dos funcionários. Contudo, a empresa deixa de adotar iniciativas importantes para o processo de gestão da inovação, como estabelecer mecanismos de recompensa e reconhecimento pelo comportamento criativo; rotação de cargos e; métricas de inovação. Sugere-se a elaboração de práticas que contemplem e estimulem tais atividades na empresa.
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