A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO FUNDAMENTADO NO OCTÓGONO DE INOVAÇÃO / INNOVATION MANAGEMENT IN A BRAZILIAN COMPANY IN THE LOGISTICS SECTOR: A CASE STUDY GROUNDED ON THE INNOVATION OCTAGON
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.04Palavras-chave:
Inovação, Setor Logístico, Gestão de Inovação.Resumo
RESUMO
Inovação como a aplicação bem-sucedida de novas ideias se tornou uma das palavras de ordem atualmente. Empresas vêm intensificando cada vez mais a busca incessante por inovação. No setor logístico o aprimoramento contínuo na prestação de serviços por meio de inovações é fundamental para empresas se manterem rentáveis no mercado. Além da atualização em relação às normas, regulamentações, bem como outras questões conjunturais principalmente, é necessário inovar para atender melhor os clientes e se manter competitivo e, muita dessa competitividade recai sobre a gestão que deve ser voltada para inovação. O estímulo a geração de ideias dentro das empresas para solução de problemas e o desenvolvimento de novos produtos assim como melhoria de processos são exemplos que retratam como uma gestão voltada para inovação pode gerar satisfação nos clientes e consequente ganho de mercado. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de gestão de inovação de uma empresa que atua no setor logístico brasileiro, apresentando este perfil considerando fundamentos teóricos pertinentes para análise assim como uma reflexão sobre as práticas empresariais. Fundamentada no Octógono da Inovação, a análise apresenta o perfil de gestão da inovação contando com um processo maduro, focado na melhoria contínua de processos mas ainda, com diversos pontos de melhoria. Por fim, conclui-se com uma reflexão acerca de práticas organizacionais voltadas para promoção de inovação como um processo contínuo de aprimoramento nas empresas.
Palavras-Chave: Inovação. Setor Logístico. Gestão de Inovação.
ABSTRACT
Innovation as the successful application of new ideas has become one of today's mainstream buzzwords. Companies are increasingly intensifying the endless pursuit of innovation. In the logistics sector, continuous improvement in services through innovation is essential for companies to remain profitable in the market. In addition to updating standards, regulations, and other required issues, it is mainly necessary to innovate to serve customers better and remain competitive. Much of this competitiveness falls on the management that must be focused on innovation. Encouraging the inception of ideas within companies for problem-solving and the development of new products and process improvement are examples that portray how management focused on innovation can generate customer satisfaction and consequent market gain. In this context, this study aims to identify the innovation management profile of a company that operates in the Brazilian logistics sector, presenting this profile considering relevant theoretical foundations for analysis as well as a reflection on business practices. Based on the Innovation Octagon, the analysis presents the innovation management profile with a mature process focused on continuous process improvement but with several improvement points. Finally, it concludes with a reflection on organizational practices that promote innovation as a continuous process of improvement in companies.
Keywords: Innovation. Logistics Sector. Innovation management.
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