INOVAÇÃO EM EMPRESAS PARANAENSES DE MICRO E PEQUENO PORTE:
ESTUDO DE CASO DO PROJETO ALI/PROGRAMA BRASIL MAIS
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.02Palavras-chave:
Agentes Locais de Inovação, Sebrae, Radar ALI, Radar da Inovação, MPEResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho das empresas participantes dos ciclos 1, 2 e 3 do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI)/Programa Brasil Mais no estado do Paraná – Brasil. Para tanto, a pesquisa se vale de uma metodologia de abordagem mista e natureza aplicada, categorizada como exploratória em relação aos objetivos e que utiliza o formato de estudo de caso como procedimento técnico de análise. O processo analítico se divide em duas etapas: na primeira avalia-se quantitativamente os dados das seis dimensões do Radar ALI correspondentes a amostra de 1073 MPEs paranaenses a partir dos diagnósticos realizados em dois momentos distintos (Ti e Tf) da jornada de inovação do Projeto ALI/ Programa Brasil Mais. A segunda etapa da análise realiza entrevistas semiestruturadas com seis agentes locais de inovação a fim de compreender de modo mais profundo as motivações que culminam nos dados quantitativos encontrados. Como resultado da pesquisa, evidencia-se que a jornada de inovação da amostra alcançou um avanço nas notas de todas as dimensões do Radar Ali nos três ciclos analisados, obtendo uma evolução percentual média de 13,92% no escore total do Radar, colaborando com a promoção e desenvolvimento da inovação nos contextos das MPEs paranaenses participante do programa. Já a entrevista em profundidade permitiu conhecer as motivações qualitativas que levam determinadas dimensões alcançarem a maior e menor evolução percentual da amostra, a ter o menor escore médio, entre outros.
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