Marketing de Conteúdo Digital no Turismo
Fatores capazes de influenciar a intenção de uma viagem
Palavras-chave:
marketing de conteúdo digital, marketing de destinos, comportamento do consumidor, intenção de viagemResumo
Em meio às constantes transformações do marketing para desenvolvimento de estratégias que cheguem ao diversificado público consumidor, o marketing de conteúdo digital [MCD] surge, no mercado e na literatura acadêmica, como técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços. O presente estudo analisou como o MCD pode impactar na lealdade e na decisão de viagem a um destino turístico, empregando as teorias do Valor da Publicidade e da Lealdade à Marca. Tais teorias já foram utilizadas em investigações sobre MCD, e neste estudo procurou-se adequá-las tendo como objeto a divulgação de destinos turísticos. Realizou-se pesquisa exploratório-descritiva, quantitativa, com 102 respondentes, em três fases. Em cada uma delas foi apresentado texto e imagens com características de MCD, contendo aspectos informativos e de entretenimento. A partir da Modelagem de Equações Estruturais, percebeu-se que as características <valor informativo> e <valor de entretenimento> são capazes de influenciar a lealdade à marca do destino e ao site em que o conteúdo sobre ele é divulgado, gerando intenção de compra/viagem. Espera-se que estes achados possam servir como ponto de partida para novas pesquisas acerca do MCD no Turismo, além de influenciar gestores na produção de conteúdo para divulgação de destinos.