Avaliação dos serviços ofertados por três hostels de São Paulo:
Análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes
Palabras clave:
Hostels; Gestão; Qualidade; Hóspedes; Conteúdo Gerado pelos Usuários., São Paulo, BrasilResumen
A hotelaria lida com pessoas diferentes, o maior desafio sendo o de estabelecer padrões que atendam de maneira eficiente, a todos os consumidores. Considerando a ampliação da popularidade dos hostels como opções de acomodação, o objetivo deste trabalho foi o de verificar a percepção dos hóspedes, no que se refere ao nível de qualidade dos serviços prestados por três hostels com melhor avaliação na cidade de São Paulo [Brasil]. A pesquisa, de abordagem indutiva, qualitativa, exploratória e descritiva, utilizou o método netnográfico para coletar, compreender e analisar dados secundários de Conteúdo Gerado pelo Usuário [CGU]. Foram identificados os quatro critérios que impactam diretamente na satisfação dos hóspedes dos hostels analisados: a localização, a limpeza, o atendimento e o custo-benefício, levando à conclusão de que os hóspedes reconhecem tais critérios ao avaliar um estabelecimento. As avaliações disponíveis em websites são úteis tanto para possíveis visitantes quanto para os gestores, que podem usá-las para alcançar níveis mais altos de eficiência na entrega dos serviços e de satisfação do hóspede. Conclui-se que os hostels estudados são modelos de empreendimentos hoteleiros para empresários, gestores, organizações de fomento ao Turismo e aos acadêmicos.
Citas
Abad, A., & Abad, T. M. (2022). Análise de conteúdo na pesquisa qualitativa. Alternativas Cubanas en Psicología, 10(28), 24-32. Link
Acevedo, C. R., Freitas, L. A., & Catão, B. (2022). O efeito da reputação dos influenciadores digitais no eWom, risco percebido e intenção de compra dos usuários do Instagram. Repae, 8(1), 61-76. Link
Aldrigui, M. (2007). Meios de Hospedagem. São Paulo: Aleph.
Bandeira, L. de C. L., & Menezes, P. D. L. (2022). A experiência dos hóspedes na hotelaria de João Pessoa: uma análise a partir do conteúdo gerado no website Booking.com. Revista Turismo em Análise, 33(1), 191-212. Link
Barbosa, G. A. (2020). Governança hoteleira: uma análise do setor em um hotel-fazenda em Brasília-DF. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília. Brasil. Link
Batista, Z. A. (2020). A gestão operacional em hotelaria: caso de estudo Martinhal Quinta Family Resort. Tese, Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Universidade do Algarve, Portugal. Link
Cabrera, C. (2016). (Ed.). El Celler de Can Roca: criação de valor em empresas de serviços. São Paulo: Senac.
Candias, K., Rojas, M., & London, S. (2020). Turismo y crecimiento en América Latina y Caribe: ¿causa o consecuencia?. Economía Coyuntural, 5(3), 99-135. Link
Castelli, G. (2016). Gestão Hoteleira. São Paulo: Saraiva.
Crotti, M. S. R., & Morett, S. L. D. A. (2020). A hospitalidade e a influência do atendimento na percepção de satisfação dos hóspedes em hotéis de luxo no Brasil. Turismo: Visão e Ação, 21(3), 309-335. Link
Fávero, A. A., & Centenaro, J. B. (2019). A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites. Contrapontos, 19(1), 170-184. Link
Ferreira, S. V., Oliveira, R. R., Gonçalves, W. & Molinari, G. E. (2023). Avaliação dos serviços ofertados por seis hostels da América do Sul: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes. Revista Iberoamericana de Turismo – Ritur, 13(2), 80-97. Link
Hitt, M., Carnes, C., & Xu, K. (2015). A current view of resource-based theory in operations management: a response to Bromiley and Rau. Journal of Operations Management, 41(10), 107-109. Link
Iaquinto, B. L. (2022). Locating pro-environmental vernaculars practices of tourism. Geography Compass, 16(3), e12611. Link
Kozinets, R. V. (2014). Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso.
Krumm, J., Davies, N., & Narayanaswani, C. (2008). User-generated content. IEEE Pervasive Computing, 7(4), 10-11. Link
Magnini, V. P., & Zehrer, A. (2021). Subconscious influences on perceived cleanliness in hospitality settings. International Journal of Hospitality Management, 94, 102761. Link
Mané, A. N. M., Júnior, O. B. D. S., & Ferreira, L. V. F. (2021). Hostels: atributos motivacionais para escolha como meio de hospedagem, no Brasil. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 13(3), 874-893. Link
Myo, Y. N., Khalifa, G. S., & Aye, T. T. (2019). The impact of service quality on customer loyalty of Myanmar hospitality industry: the mediating role of customer satisfaction. International Journal of Management and Human Science (IJMHS), 3(3), 1-11. Link
Observatório de Turismo da Cidade de São Paulo. (2019). São Paulo: Cidade do Mundo. Dados e fatos dos eventos, viagens e turismo na capital paulista. Link
Observatório de Turismo da Cidade de São Paulo. (2023a). Desempenho dos meios de hospedagem da cidade de São Paulo, Janeiro 2023. Link
Observatório de Turismo da Cidade de São Paulo. (2023b). ISS sobre Turismo, Janeiro de 2023. Link
Observatório de Turismo da Cidade de São Paulo. (2024). Desempenho dos meios de hospedagem da cidade de São Paulo: Janeiro 2024. Link
Oliveira, R. R., & Silva, N. R. (2022). Gestão da qualidade de serviços: soluções para hostels. Revista Hospitalidade, 19, 245-267. Link
Oliveira, R. R., & Yamauchi, E. Y. T. (2021). Avaliações dos serviços ofertados pelos hostels com melhor custo e benefício da cidade de São Paulo: análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes. Tourism and Hospitality International Journal, 16(2), 12-20. Link
Pereira Filho, E., & Añez, M. E. M. (2021). O sonho acabou? Um estudo da teoria do prazer do consumidor em reclamações contra agências de viagens. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15(1), 2109. Link
Rodrigues, R. B. (2016). Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife: IFPE.
Silva, E. M., Freitas, G. A. D., & Rebouças, S. M. D. P. (2021). Qualidade dos meios de hospedagem cearenses: um estudo baseado nas avaliações do consumidor evidenciadas no site TripAdvisor. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15(3), e-2011. Link
Silva, N. R., & Koga, E. S. (2023). Evolução das pesquisas sobre big data e turismo: revisão sistemática da literatura nacional. Revista Brasileira de Iniciação Científica, 1(10), e023043. Link
Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2009). Administração da Produção (V. 2). São Paulo: Atlas.
Sodré, D. C. (2022). A hospitalidade no Tanan Hostel: evidências a partir das online travel reviews e da gerência. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Link
Tavares, F. O., & Fraiz Brea, J. A. (2020). Análise confirmatória à preferência nos hostels na cidade do Porto, em Portugal. Investigaciones Turísticas, 19, 104-120. Link
TripAdvisor. (s.d.). Sobre nós. Link
Vale, L. D. L. P. B. (2021). Details hotels & resorts-operação, gestão e direção. Relatório de Estágio, Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Universidade do Algarve, Portugal. Link
Valencia-Arias, A., Ocampo-Osorio, C., Quiroz-Fabra, J., Garcés-Giraldo, L. F., & Valencia, J. (2020). Tendencias investigativas de Big Data en el contexto turístico: un análisis bibliométrico. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. E35, 243-256. Link
Veliz, T. G. B., Avila, D. A. C., & Bustamante, R. Y. S. (2021). Utilidad del benchmarking como estrategia de mejora empresarial. Polo del Conocimiento: Revista Científico-Profesional, 6(3), 2026-2044. Link
Vieira, D. P., Hoffmann, V. E., Silva Neto, P. V. D., & Rangel, G. D. L. (2021). Recursos competitivos e desempenho na hotelaria do Distrito Federal: A perspectiva do consumidor. Turismo: Visão e Ação, 23(1), 48-66. Link
World Population Review (WPR). (2023). World City Populations. Link
World Travel and Tourism Council (WTTC). (2023). Latin America Annual Research. Key Highlights. Link