Turismo rural pedagógico em fazendas de café:
Estratégias interdisciplinares no ensino médio
Palabras clave:
Turismo rural pedagógico, Fazendas de café, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, InterdisciplinarResumen
O turismo rural pedagógico distingue-se como uma manifestação das práticas educativas fora dos ambientes formais escolares e institucionais por meio da atividade turística no espaço rural. Nesse contexto, as fazendas cafeeiras foram escolhidas como elemento norteador dessa pesquisa devido à sua relevância histórica, cultural e econômica no Brasil. Como objetivo, intencionou-se analisar o potencial do turismo pedagógico em fazendas de café no desenvolvimento de experiências interdisciplinares no Ensino Médio brasileiro. Para isso, foi conduzido um estudo qualitativo, descritivo e analítico, utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a partir de publicações sobre os temas turismo pedagógico, turismo rural pedagógico e turismo em fazendas de café, e pesquisa documental, a partir de documentos oficiais do Ministério da Educação, entre eles, a Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, os resultados apontam o ambiente produtivo do café enquanto promotor de experiências de ensino-aprendizagem interdisciplinar, envolvendo áreas tradicionais do conhecimento como História, Geografia, Sociologia, Biologia, Química e Física. O aprendizado e a valorização da produção no campo podem ocorrer a partir de atividades que relacionem de forma prática as principais competências esperadas na educação formal com o plantio, beneficiamento, estruturas arquitetônicas, paisagens, entre outros elementos rurais, possibilitando pensar a educação por diferentes abordagens, como: ambiental, alimentar e patrimonial.