Coquetelaria e turismo criativo
uma proposta pedagógica reflexiva em curso de tecnologia em Gastronomia
Palabras clave:
Turismo Criativo, Coquetelaria, Ensino Superior em Gastronomia, Aprendizagem significativaResumen
Tendo em conta as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016), o presente trabalho tem como objetivo a proposição de um plano de estudos de unidade da disciplina Coquetelaria (esta, via de regra, integrante da estrutura curricular de cursos de Tecnologia em Gastronomia), cujo processo didático-pedagógico, teórica e metodologicamente fundamentado na Aprendizagem significativa, volta-se a promover a articulação de conhecimentos referentes à Coquetelaria e às bebidas aí implicadas com outras áreas do conhecimento, como também a passagem de um saber-fazer restrito ao domínio técnico (elaboração de receitas de coquetéis) para um fazer reflexivo teórico-prático. Para isso, o Plano de Estudos encerra proposição de atividades de aprendizagem na direção da cocriação e do desenvolvimento, pelos alunos, de um projeto de um Circuito turístico atrelado ao Turismo Criativo, trazendo para o transcorrer da disciplina a perspectiva de inserção profissional na aplicabilidade dos estudos realizados, assim como o delineamento de um produto turístico alternativo passível de ser implementado.