Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e relação com as pesquisas de Turismo:

Revisão da Literatura em periódicos no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Turismo sustentável, Impactos do turismo, Pesquisa científica em turismo, Bibliometria

Resumen

As Nações Unidas estabeleceram compromissos com países através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O turismo é mencionado explicitamente em quatro passagens da Agenda 2030, mas não em posição central. O objetivo deste artigo é identificar a presença explícita ou implícita dos ODS nas pesquisas publicadas em periódicos científicos de turismo no Brasil; em especial, busca-se identificar os ODS mais frequentes. Identificou-se as características principais das relações construídas, as lacunas de pesquisa e as áreas com maior concentração de conhecimento. Realizou-se análise bibliométrica dos artigos publicados nos quatro principais periódicos brasileiros de turismo entre 2018 e abril de 2021; os objetivos dos artigos foram classificados pelas relações com os ODS por meio da análise de conteúdo por julgamentos independentes. Entre os 396 artigos analisados, 43% têm relação com um ou mais ODS, principalmente com: 8 (19%); 12 (14%); 16 (7%); 11 (5%); 14 e 15 (3%). O trabalho contribui para reconhecer os ODS como critério de classificação e sugerir direções para pesquisas futuras.

Biografía del autor/a

Erika Sayuri Koga Di Napoli, Instituto Federal de São Paulo, Universidade de São Paulo

Estudiante de Doctorado en Turismo en la Facultad de Artes, Ciencias y Humanidades de la Universidad de São Paulo (EACH-USP), Maestría en Hotelería en la Universidade Anhembi-Morumbi (2011), Posgrado en Administración de Empresas en la Fundação Getulio Vargas (2007), Licenciado en Turismo por la Universidad de São Paulo (2002), Tecnólogo en Hotelería por el Centro Universitário Senac (1999) y graduado en Formación de Profesores Pedagógicos para la Educación Profesional de Nivel Medio - modalidad a distancia. Se ha desempeñado profesionalmente durante más de 20 años en las áreas de planificación y organización turística, gestión de establecimientos de hospedaje, medio ambiente, investigación y educación superior. Actualmente es Profesora Titular del Curso Superior de Tecnología en Gestión Turística del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de São Paulo (IFSP), donde también coordina proyectos de extensión, docencia e investigación.

Publicado

2023-01-29