Qualidade dos serviços no Aeroporto Internacional de Salvador: Um estudo sobre a percepção dos usuários
Palabras clave:
Qualidade dos serviços, Qualidade em aeroportos, Aeroporto Internacional de Salvador, Mensuração de qualidadeResumen
O Aeroporto Internacional de Salvador é considerado como o oitavo aeroporto mais movimentado do Brasil. O objetivo deste artigo foi verificar a percepção dos usuários do Aeroporto Internacional de Salvador quanto à qualidade dos serviços prestados. Para esta pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa-descritiva, com aplicação de questionário com 308 indivíduos, sendo este baseado no modelo de mensuração de qualidade dos serviços de terminais aéreos proposto por Nascimento, Araujo e Figueiredo (2011). O questionário verificou a percepção das dimensões: Qualidade dos Serviços Oferecidos pelo Terminal, Facilidades no Terminal, Cortesia e Confiança nos Funcionários, Tempo Gasto no Aeroporto, Característica dos Assentos e Preços. Através dos dados obtidos e analisados, verificou-se que o Aeroporto Internacional de Salvador recebeu avaliações positivas em sua maioria. Todavia, foram identificados atributos mal avaliados e com uma baixa percepção de qualidade, que devem ser melhor analisados e qualificados.
Citas
Abear (2021). Panorama 2020: O setor aéreo em dados e análises. ABEAR. Link
Agência Nacional de Aviação Civil. (2008). RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil) Link
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. (2022). Relatório demanda e oferta do transporte aéreo. Link
Aviação Brasil (2023). Ranking de aeroportos brasileiros. Link
Barros, A.G., Somasundaraswaran, A.K., & Wirasinghe, S.C. (2007). Evaluation of level of service for transfer passengers at airports. Journal of Air Transport Management, 13(5), 293-298. Link
Brasil. (1925). Decreto nº 16.983, de 22 de julho de 1925. Aprova o regulamento para os Serviços Civis de Navegação Aérea. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1925, Seção 1, p. 16934. Link
Braztoa (2023). Braztoa em números. Link
Coelho, J. (2019). Nome de Luís Eduardo Magalhães será retirado da fachada do aeroporto de Salvador. Bahia Notícias. Link
Cronin, J. J., & Taylor, S. A. (1992). Measuring Service Quality: a reexamination and extension. Journal of Marketing, 56(3), 55-68. Link
Fajer, M. (2009). Sistemas de Investigação dos Acidentes Aeronáuticos da Aviação Geral: uma análise comparativa. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde do Trabalhados, Universidade São Paulo, Brasil. Link
Fitzsimmons, J. A., & Fitzsimmons, M. J. (2011). Administração de Serviços-: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto Alegre: Bookman.
Fodness, D., & Murray, B. (2007). Passengers’ expectations of airport service quality. Journal of Services Marketing, 21(7), 492-506. Link
Gil, A. C. (2010) Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2018). PAS - Pesquisa Anual de Serviços. Link
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). Serviços. Brasil em Síntese. Link
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Lovelock, C., Wirtz, J., & Hemzo, M. A. (2011) Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. Saraiva Educação SA.
Malhotra, N.K. (2011) Pesquisa de marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Ministério da Economia. (2016). A importância do setor terciário para a economia. GOV.BR. Link
Ministério da infraestrutura. (2022). Rede de Aeroportos. Ministério da Infraestrutura. Link
Nascimento, V. B., Araujo, C. A. S., & Figueiredo, K. F. (2011). Avaliação da qualidade dos serviços oferecidos nos terminais de passageiros de aeroportos brasileiros. Anais ... XXXV Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro. Link
Panrotas (2021). Gol reforça parceria com a VoePass e expande rotas na Bahia. Panrotas. Link
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985) A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41-50. Link
Ribeiro, F. (2019). Aeroporto de Salvador é o pior em satisfação de passageiros em 2019. A Tarde. Link
Rhoades, L.R., Waguespack, B.J., & Young, S. (2000) Developing a quality index for US airports. Managing Service Quality, 10(4), 257-262. Link
Salvador Bahia Airport. (2020). Quem Somos. Salvador Bahia Airport. Link
Silvestri, A. L. S (2016). Termo de referência para gestão de projetos arquitetônicos de terminais aeroportuários regionais de passageiros. Tese, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade São Paulo, Brasil. Link
Teas, R. K. (1993). Expectations, performance evaluation, and consumers’ perceptions of quality. Journal of Marketing, 57(4), 18-34. Link
Yeh, C. H., & Kuo, Y. L. (2003). Evaluating passenger services of Asia-Pacific international airports. Transportation Research Part E, 39(1), 35-48. Link