Fatores críticos de sucesso do enoturismo em São Joaquim, Santa Catarina, Brasil
estudo na percepção das partes interessadas
Palabras clave:
Turismo, Enoturismo, Fatores Críticos de Sucesso, São Joaquim, SC, BrasilResumen
O artigo analisa os fatores críticos de sucesso do enoturismo em São Joaquim, Santa Catarina, Brasil na percepção dos stakeholders turisticos. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e a abordagem do tratamento dos dados foi qualitativa. As técnicas de coleta de dados aplicadas foram a pesquisa bibliográfica para a elaboração do referencial teórico e a pesquisa documental para se caracterizar o mercado turístico local e regional e posteriormente, aplicação de entrevista individual estruturada com os stakeholders do destino. Os resultados demonstraram que os fatores críticos de sucesso percebidos estão relacionados ao vinho, vinícolas, visitação, degustação, gastronomia, venda de vinhos. Por outro lado, as fragilidades apontadas foram aquelas relacionadas ao produto, principalmente no que se refere ao marketing e comunicação, aos serviços de apoio como hotelaria e gastronomia, aos serviços auxiliares na cidade, como banco, comércio e informações.