Fatores críticos de sucesso do enoturismo em São Joaquim, Santa Catarina, Brasil

estudo na percepção das partes interessadas

Autores/as

  • Luiz Carlos da Silva Flores
  • Ivan Cegatta Júnior
  • Thamires Fiuza Universidade do Vale do Itajaí
  • Guilherme Oliveira de Mattos da Silva Flores

Palabras clave:

Turismo, Enoturismo, Fatores Críticos de Sucesso, São Joaquim, SC, Brasil

Resumen

O artigo analisa os fatores críticos de sucesso do enoturismo em São Joaquim, Santa Catarina, Brasil na percepção dos stakeholders turisticos. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e a abordagem do tratamento dos dados foi qualitativa. As técnicas de coleta de dados aplicadas foram a pesquisa bibliográfica para a elaboração do referencial teórico e a pesquisa documental para se caracterizar o mercado turístico local e regional e posteriormente, aplicação de entrevista individual estruturada com os stakeholders do destino. Os resultados demonstraram que os fatores críticos de sucesso percebidos estão relacionados ao vinho, vinícolas, visitação, degustação, gastronomia, venda de vinhos. Por outro lado, as fragilidades apontadas foram aquelas relacionadas ao produto, principalmente no que se refere ao marketing e comunicação, aos serviços de apoio como hotelaria e gastronomia, aos serviços auxiliares na cidade, como banco, comércio e informações.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos da Silva Flores

Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

Ivan Cegatta Júnior

Graduando. Bolsista de Iniciação Científica no Curso de Administração, Universidade do Vale do Itajaí. Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

Guilherme Oliveira de Mattos da Silva Flores

Graduado.  Mestrando em Gestão de Políticas Públicas Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil

Publicado

2022-12-13