ARTECTURISMO
Conceptos y prácticas educomunicacionales del (eco)turismo (cultural) digital del Movimiento ARTetectura y HUMANismo
Palabras clave:
Turismo cultural;, ecoturismo;, Patrimonio sostenible;, Cultura Digital;, Etnografía Urbana Visual (Musical).Resumen
O isolamento social causado pela pandemia pós-2020 tem modificado os paradigmas sociotécnicos, com implicações para a forma de fruição e sociabilidade do espaço urbano e natural. Essa mudança estrutural tem incentivado, por vezes, em demasia, a desmaterialização ou temporalização do espaço, como no meio escolar. Por meio de novas mídias e tecnologias cognitivas, também podem ser um instrumento para o despertar de consciência socioambiental. O que se propõe aqui é uma metodologia de arte ecoturística e educomunicativa que aponte para uso da cultura digital, da imaginação reapropriadora e da memória coletiva como ferramentas multimidiáticas e hipertextuais narrativas de compartilhamento de experiências ‘antropo-topológicas’ imersivas inventadas e memoráveis em Pirenópolis, Alto Paraíso e Cidade de Goiás, todas em Goiás [Brasil]. Destarte, se permite criar as bases didáticas fenomenológicas do conceito de paisagem e território cultural para a ambientalização da cultura educativa do turismo, do desenvolvimento, da comunicação e da arte sustentável.