Avaliação dos serviços ofertados por três hostels de São Paulo:

Análise dos conteúdos gerados pelos hóspedes

Autores

  • Rodrigo Ribeiro de Oliveira Instituto Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1006-6500
  • Sofia Vendrame Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.
  • Raul José de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Palavras-chave:

Hostels; Gestão; Qualidade; Hóspedes; Conteúdo Gerado pelos Usuários., São Paulo, Brasil

Resumo

A hotelaria lida com pessoas diferentes, o maior desafio sendo o de estabelecer padrões que atendam de maneira eficiente, a todos os consumidores. Considerando a ampliação da popularidade dos hostels como opções de acomodação, o objetivo deste trabalho foi o de verificar a percepção dos hóspedes, no que se refere ao nível de qualidade dos serviços prestados por três hostels com melhor avaliação na cidade de São Paulo [Brasil]. A pesquisa, de abordagem indutiva, qualitativa, exploratória e descritiva, utilizou o método netnográfico para coletar, compreender e analisar dados secundários de Conteúdo Gerado pelo Usuário [CGU]. Foram identificados os quatro critérios que impactam diretamente na satisfação dos hóspedes dos hostels analisados: a localização, a limpeza, o atendimento e o custo-benefício, levando à conclusão de que os hóspedes reconhecem tais critérios ao avaliar um estabelecimento. As avaliações disponíveis em websites são úteis tanto para possíveis visitantes quanto para os gestores, que podem usá-las para alcançar níveis mais altos de eficiência na entrega dos serviços e de satisfação do hóspede. Conclui-se que os hostels estudados são modelos de empreendimentos hoteleiros para empresários, gestores, organizações de fomento ao Turismo e aos acadêmicos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de São Paulo

Rodrigo Ribeiro de Oliveira – Doutor. Professor, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9456573255125999. E-mail: rodrigo.oliveira@ifsp.edu.br

Sofia Vendrame Ferreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Sofia Vendrame Ferreira – Tecnóloga em Gestão de Turismo. Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9489091847264256. E-mail: sofia.vendrame@aluno.ifsp.edu.br

Raul José de Souza , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Raul Jose de Souza – Doutor. Professor, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0802802318181347. E-mail: raul.js@ifsp.edu.br

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Publicado

2024-03-27