Qualidade dos serviços no Aeroporto Internacional de Salvador: Um estudo sobre a percepção dos usuários

Autores

  • Gabriela Cerqueira Brenneisen Macedo Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Luciana Alves Rodas Vera Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Qualidade dos serviços, Qualidade em aeroportos, Aeroporto Internacional de Salvador, Mensuração de qualidade

Resumo

O Aeroporto Internacional de Salvador é considerado como o oitavo aeroporto mais movimentado do Brasil. O objetivo deste artigo foi verificar a percepção dos usuários do Aeroporto Internacional de Salvador quanto à qualidade dos serviços prestados. Para esta pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa-descritiva, com aplicação de questionário com 308 indivíduos, sendo este baseado no modelo de mensuração de qualidade dos serviços de terminais aéreos proposto por Nascimento, Araujo e Figueiredo (2011). O questionário verificou a percepção das dimensões: Qualidade dos Serviços Oferecidos pelo Terminal, Facilidades no Terminal, Cortesia e Confiança nos Funcionários, Tempo Gasto no Aeroporto, Característica dos Assentos e Preços. Através dos dados obtidos e analisados, verificou-se que o Aeroporto Internacional de Salvador recebeu avaliações positivas em sua maioria. Todavia, foram identificados atributos mal avaliados e com uma baixa percepção de qualidade, que devem ser melhor analisados e qualificados.

Biografia do Autor

Gabriela Cerqueira Brenneisen Macedo , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Administração. Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Currículo: https://lattes.cnpq.br/1045031387438063 E-mail: gabriela.scerqueira@outlook.com.br

Luciana Alves Rodas Vera, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Administração. Professora na Escola de Administração na Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6043-3252 Currículo: http://lattes.cnpq.br/6396593112157404 E-mail: profa.lucianarodasvera@gmail.com

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Publicado

2023-12-22