Práticas Gerenciais em Operações e Cadeia de Suprimentos Turísticos Durante a Crise Pandêmica no Brasil:

Um Estudo de Caso de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Autores

Palavras-chave:

Turismo; Gerenciamento de Operações; Cadeia Produtiva; Planejamento e Controle da Produção; Juiz de Fora-MG, Brasil.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as práticas de gestão adotadas pelos gestores nas operações e cadeia produtiva dos negócios relacionados ao turismo em Juiz de Fora [Minas Gerais, Brasil], no período entre março de 2020 e agosto de 2021. A pesquisa teve como foco os componentes estruturais – hospedagem, alimentação, agências de viagens, equipamentos culturais e transporte – da cadeia produtiva do turismo, suas principais conexões, o processo de gestão interna e possíveis relações Inter organizacionais. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa mista [qualitativa-quantitativa]. As informações coletadas foram analisadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Como resultados e conclusão observou-se que as empresas que permanecem em operação são principalmente aquelas com mais de dez anos no mercado, possuem forte vínculo com o mercado local e dentro de sua cadeia de valor. Essas empresas relataram ter melhor acompanhamento de suas atividades operacionais e redução de falhas em seus serviços.

Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doctor en Ciencias Sociales (Sociología) por la Universidad Federal de Juiz de Fora – UFJF (Brasil). Master en Administración (Teoría de las Organizaciones) y Licenciado en Turismo (Planificación Integral), ambos por la Universidad Federal de Minas Gerais – UFMG (Brasil). Profesor e investigador asociado del Instituto de Ciencias Humanas y del Depto. de Turismo – UFJF. Docente Permanente de los Programas de Postgrado en Ciencias Sociales (M/D) y del Postgrado en Administración (M), ambos de la UFJF. Profesor visitante en EUA, Canadá, México, Cuba, España, Ecuador. Miembro de la Asociación Internacional de Expertos Científicos en Turismo – AIEST y de la Asociación Internacional de Sociología – ISA. Editor jefe de las revistas científicas ABET e RELAT. Director del Centro Latino Americano de Turismologia/CELAT y del Observatório Econômico e Social de Turismo/OEST. Líder de los equipos de investigación Conhecimento, Organização e Turismo/COGITO y Realismo Crítico, Ação Coletiva e Trabalho/REACT

Sandra Luz Zepeda Hernández, Universidad de Guadalajara

Ph.D. of Science for Development, Sustainability and Tourism / UDG (2019). Master in Marketing (2011) and Degree in Communication by University of Guadalajara, Mexico. Associate professor at the Centro Universitario de la Costa of University of Guadalajara. National Researcher for the National Council of Science and Technology (CONACYT Mexico). Visiting researcher at University of Málaga, Spain, 2017 and 2021. Coordinator of social research programs at Observatorio Turístico Riviera A.C. Research Center. Accredited Consultant in Corporate Social Responsibility by the Mexican Center for Philanthropy (CEMEFI, A.C.).

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar